Posso obter o certificado do Ensino Médio através do Enem?

Sim! Para quem tem mais de 18 anos e não terminou os estudos é possível obter o diploma de ensino médio através do Enem.

Quem for usar o Enem para obter a certificação de conclusão do ensino médio deverá indicar no momento da inscrição, uma das instituições certificadoras que estará autorizada a receber seus dados cadastrais e resultados.

Para receber o certificado de conclusão do Ensino Médio o candidato deve obter 400 ou mais pontos em cada prova e pelo menos 500 na redação. As notas das provas vão de 0 a 1000 pontos.

Veja aqui quais assuntos caem na prova do ENEM

Depois de receber o boletim de notas, o candidato terá de ir à instituição certificadora escolhida para pedir a emissão do certificao de conclusão.

Esse certificado vale para ingresso em universidades e cursos técnicos.

Para mais informações visite o site http://enem.inep.gov.br/certificacao

Compartilhar

 

 

296 respostas a Posso obter o certificado do Ensino Médio através do Enem?

  1. edna alves de oliveira disse:

    ajudem me neste comentario eu tenho 46anos de idade e gostaria de saber se eu fizer a prova do enem posso ter o certificado de conclusão dos ensino medio,pois procurei o colegio onde conclui meu curso na epoca e ela não mais existe procurei o mec e tambem ninguem sabe,pois quero prestar vestibular agradeço desde já aguardo resposta.

  2. Passe no Vestibular disse:

    Edna,

    Sim, se você fizer a prova do Enem e alcançar pelo menos 400 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e no mínimo 500 pontos na redação você pode obter o certificado do Ensino Medio.

    Quando for fazer a inscrição no Enem deve indicar que não concluiu o Ensino Medio e que deseja usar a prova como forma de receber esse certificado. Então no sistema de inscrição do Enem vai aparecer uma lista de instituições certificadoras, você vai escolher uma delas próxima de onde mora e é lá que você vai levar o seu boletim individual do Enem para a emissão do certificado de conclusão.

    Parabéns pela decisão de voltar a estudar!

    Esperamos ter respondido a sua pergunta. Para mais informações visite o site: http://enem.inep.gov.br/certificacao

    Equipe do Passe no Vestibular

  3. cleide disse:

    oi, eu conclui o segundo ano do médio e parei no terceiro , posso obter o certificado do médio pelo enem, e qual documento devo levar, o certificado do fundamental ou o histórico da escola em que fiz o médio

  4. Passe no Vestibular disse:

    Olá Cleide,

    Nem um nem outro, se você tem mais de 18 anos e não concluiu o ensino médio deve inscrever-se normalmente no Enem e indicar em sua inscrição na internet que não completou o ensino medio e que usará o boletim da prova para pedir a certificação. Na inscrição também vai indicar qual a unidade certificadora mais próxima (secretarias de educação, Cefets etc.) onde será emitido o certificao caso você atinja as notas necessárias. Entre em contato com a unidade certificadora para maiores informações.

    Na página do Inep há algumas páginas falando sobre a certificação e uma lista com as unidades certificadoras:
    http://portal.inep.gov.br/web/enem/certificacao

    Bons estudos!

  5. Elisângela da silva oliveira disse:

    oi,estou cursando o ultimo ano do ensino médio tenho 19 anos e assinalei sim na questão sobre obter o certificado do ensino médio através do Enem,fiz certo,tem algum problema?
    Obrigada.

  6. Uilson Lima Pereira disse:

    Vou concluir o ensino médio este ano, se eu não fizer o enem, posso pegar meu certificado do ensino médio, ou tenho que fazer o ENEM para poder pegar o mesmo?
    Boa noite e obrigado.

  7. Passe no Vestibular disse:

    Olá Uilson,

    Muito boa a sua pergunta. O Enem só serve para o certificado de quem já é maior de 18 anos e NÃO concluiu o ensino médio. Se você vai concluir o ensino médio este ano o seu certificado será do colégio que você frequenta, não é obrigatório fazer o Enem. Mas claro que é uma boa oportunidade de aproveitar que você está com os conhecimentos do Ensino Médio bem fresquinhos na cabeça e fazer a prova em outubro porque aí você aproveita esta nota para o vestibular que quiser fazer, este ano ou ano que vem.

    Bons estudos!

  8. Passe no Vestibular disse:

    Olá elizângela,

    Como você está cursando normalmente o ensino médio então o Enem não é indicado para você obter o certificado do ensino médio. Mas ter indicado que utilizará o Enem como certificação não modifica em nada a sua prova. O seu certificado será emitido pelo seu colégio quando você terminar o ano letivo de 2011, normalmente e sua nota servirá para ingressar em uma universidade, sem nenhum problema.

    Bons estudos!

  9. sayuri disse:

    Olá boa tarde!! tenho uma duvida que gostaria de ser esclarecida, bom eu conclui o ensino médio atravpes do Enem, e gostaria de saber seu eu posso participar das cotas de inclusão e me insentar da taxa de inscrição. Desde já muitissímo obrigada.

  10. Passe no Vestibular disse:

    Olá Sayuri,

    A isenção automática está disponível apenas para os alunos que estão concluindo o ensino médio em 2011 em escola pública, como você já concluiu o ensino médio, não pertence a este grupo.

    Mas na hora de fazer a inscrição no Enem 2011 você responde um questionário socioeconomico e, ali sim, você pode solicitar a isenção em caso de carência econômica, o seu pedido será analisado pelo Inep e se você atender as condições de isençãoestará livre de pagar a taxa de inscrição.

    Esperamos ter respondido à sua dúvida.

    Boa sorte e bons estudos!

  11. Jean disse:

    Olá, tenho 21 anos e estou cursando o EJA estou no 3° ano do ensino médio mas esse ano quase não fui na escola..eu fiz a inscrição opitando pelo diploma do ENEM, pelo fato de eu estar matriculado em uma escola, pode ocorrer de não aceitarem meu pedido do diploma???

    Muito obrigado!

  12. Passe no Vestibular disse:

    Olá Jean,

    Não, não existe essa possibilidade. O certificado do Ensino médio através do Enem não depende de você estar ou não matriculado. As condições são: ter mais de 18 anos e não ter concluido o ensino médio regular. Como você estava cursando o EJA, já está dentro dessa condição, você apenas vai trocar a prova do ENCEJA pela prova do Enem.

    Prepare-se para a prova do Enem e apresente seu boletim quando sairem os resultados na instituição certificadora que você indicou durante sua inscrição no Enem. Parabéns pela força de vontade!

    Boa sorte e bons estudos!

  13. sayuri disse:

    Olá mais uma vez rsrs, eu nao fiz a pergunta corretamente perdão. na verdade o que eu gostaria de saber é sobre as cotas de inclusão nas universidades e a taxa a que me refiro é na hora da incrinção da mesma, tenho esse direito? tendo concluido o ensino médio pelo Enem?. Muito obrigada!

  14. Hayane disse:

    Gostaria de saber se tem algum problema se eu adquirir o certificado do ensino médio pelo ENEM, e ao mesmo tempo, concluir o ensino médio em outro colégio. Posso ter 2 certificados, mas utilizar apenas um (no caso, o do colégio que eu conclui)?

  15. Eloane disse:

    Oi adorei esse blog.Eu e minha mãe estamos inscritas no enem para conclusão do ensino médio,gostariamos de saber se tirarmos notas acima da pedida para conclusão nos poderemos usar essa nota para entrar na faculdade,ou teremos que prestar o vestibular ou esperar o enem do ano que vem .
    Beijos Obrigada.

  16. Passe no Vestibular disse:

    Olá Eloane,

    Não há uma informação exata sobre esse assunto nas páginas do Inep ou do MEC. Mas tudo vai depender de quando saírem os resultados do Enem e de quando for a matrícula do vestibular que vocês pretendem fazer.

    Pela lógica vocês podem fazer a prova de vestibular sem ter o certificado de ensino médio, mas precisam do certificado em mãos para fazer a matrícula quando passarem no vestibular.

    Para ter certeza, busquem informações na universidade onde querem fazer o vestibular e vejam se haverá tempo hábil de:
    1. receber o resultado do Enem;
    2. solicitar o certificado de conclusão do ensino médio;
    3. Se matricular na universidade.

    Se vocês forem usar as notas do Enem para tentar uma vaga através do SiSU podem participar da seleção, mas precisam solicitar mesmo assim o certificado de conclusão para fazer a matrícula.

    Boa sorte e bons estudos!

  17. Passe no Vestibular disse:

    O certificado do Ensino médio através do Enem é indicado apenas para quem tem mais de 18 anos e não concluiu o ensino médio.
    Não há nada que fale contra ter dois certificados mas também não há vantagem alguma em possuir os dois.
    Se você vai obter naturalmente no seu colégio evite a burocracia de ter que solicitar um em uma instituição certificadora.

  18. Passe no Vestibular disse:

    Olá sayuri,

    Então, nesse caso não há relação nenhuma entre o Enem e as universidades. Cada instituição faz as suas próprias regras com relação às cotas e à isenção. O correto seria você ir entrar no edital que fala das regras do vestibular da universidade que deseja concorrer à vaga e verificar como é a política de cotas e de isenção de taxa.

    Mas se você pretende entrar na universidade através do SiSU, com a nota do Enem, saiba que o SiSU não prevê (até o momento) nenhum pagamento de taxa.

    Espero ter resolvido a sua dúvida, não deixe de perguntar!

    Boa sorte e bons estudos!

  19. Diego disse:

    Olá estudei sempre em escola pública hoje faço 3º ano segundo grau gostaria de saber se eu obter meu certificado através do enem eu perco direito de cotas ?

  20. Passe no Vestibular disse:

    Olá Diego,

    Se você faz o 3º ano do ensino médio e ainda não completou 18 anos não há a necessidade de obter o seu certificado através do Enem, ele será emitido pela sua escola naturalmente quando você terminar o ano letivo. O sistema de cotas faz parte da política de inclusão de cada universidade então essa informação você só pode obter diretamente das universidades onde pretende participar do vestibular ou proceso seletivo.

  21. Diego disse:

    quem tem o certificado pelo enem, pode se escrever no Sisu?
    preciso saber!

    obrigado desde já…

  22. Passe no Vestibular disse:

    Sim, o certificado obtido através do Enem tem o mesmo valor de um certificado obtido através do ensino regular.

  23. alesandra disse:

    gostaria de saber se quem não atingiu nota para certificação do enem no ensino medio pode se escrever no sisu…
    tire essa duvida por favor!!!!!!!!!!!

  24. Passe no Vestibular disse:

    Para se inscrever no SiSU você precisa ter feito o Enem e não pode ter zerado na redação. A nota mínima varia de faculdade para faculdade e na hora da inscrição o sistema avisa se você possui ou não a nota mínima exigida pela universidade.

    Bons estudos!

  25. sandra regina silva disse:

    gostaria de saber se eu posso usar a notas do enem com a do encceja do ensino medio que eu fiz em 2009 e o enem fiz 2010 tive em ciência da natureza,371,2 e ciência humanas tive,476,3 e no ensino medio encceja passei em português e suas tecnologia.ciêcia humanas mas matematica e ciêcia natureza nao passei como eu faço ja me enscrevi no enem de novo

  26. Passe no Vestibular disse:

    Ola Sandra,

    Infelzmente não é possível fazer a composição de notas entre Enem e Enceja. Quem defie qual a nota necessára para obter o certificado é instituição certificadora (secretaria de educação ou instituto Federal de Educação que você indicou na inscrição do Enm 2011).

    Normalmente eles exigem uma média entre as quatro notas e uma nota específica para a redação. Nosso conselho é: vá até a instituição certificadora que você indicou na sua inscrição no Enem e verifique qual a nota exigida por eles.

    Se tiver mais duvidas leia o item 6.9 do Edital oficial do Enem 2011 que fala só do certificado de ensino médio através d Enem. http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/edital/2011/edital_n07_18_05_2011_2.pdf

    Boa prova e bons estudos!

  27. Massao disse:

    Boa tarde, estou cursando o segundo ano do ensino médio e estarei tentando obter o certificado de conclusão pelo ENEM. No caso eu posso me inscrever esse ano para as universidades federais como candidato a vaga para ano que vem? A nota que eu receber no enem esse ano, é valida normalmente?
    É possivel com a nota do ENEM entrar em alguma universidade federal? Ou no caso as notas é valida apenas para primeira fase, e na segunda necessito prestar vestibular normalmente?

    Desculpa pelo incomodo, e agradeço desde já.
    Massao.

  28. Passe no Vestibular disse:

    Olá Massao,

    Se você tem mais de 18 anos e ainda não concluiu o Ensino Médio, o Enem é mesmo a melhor maneira de obter o cetificado de conclusão. A nota do Enem é válida normalmente. Apenas fazemos um destaque, você até pode se inscrever nos vestibulares este ano, mas tenha em mente que o resultado do Enem não é o seu certificado. Depois do resultado final do Enem você deverá solicitar a emissão do certificado na instituição certificadora que indicou em sua inscrição. E se você fizer o vestibular e no dia da matrícula não tiver em mãos o certificado de conclusão poderá perder a sua vaga e terá de tentar novamente.

    Nosso conselho: Vá até a instituição certificadora que escolheu para emitir o certificado e consulte o tempo que leva para sair o certificado depois de você levar os documentos e o boletim final do Enem.

    Com relação à entrar em universidades federais com a nota do Enem, cada universidade decide como usar a nota. Pode ser que seja só o Enem (através do SiSU sistema de seleção unificada), ou que o Enem seja usado só na 1ª fase ou ainda que o Enem seja apenas um bônus na nota final do vestibular tradicional. Pesquise qual a universidade e curso que deseja fazer e pergunte como eles usarão o Enem, assim você se prepara para o processo seletivo adequadamente.

    Caso tenha ainda alguma dúvida pode perguntar, fazemos o possível para resolver as dúvidas dos vestibulandos.

    Boa prova e bons estudos!

  29. Pedro Ribeiro disse:

    Gostaria de esclarecer uma informação de que o enem pode ser usado ou para conclusão do ensino médio ou como primeira etapa de algumas universidades federais separadamente. porem é possivel num mesmo ano obter o certificado e a nota tambem ser valida para universidade ?

  30. Igor disse:

    Eu estou no 2º ano do ensino médio e estudei em escola pública todos os anos e quando me inscrevi no enem botei pra ganhar o certificado porque esse ano eu faço 18 anos. Se eu fizer isso eu não vou ter mais cota nas federais mesmo tendo estudado todos os anos em escola pública?

  31. Massao disse:

    Muito obrigado pelas resposta, ajudou a esclarecer minhas dúvidas e parabéns pelo site, é um ótimo site para tirar dúvidas sobre os vestibulares.

    Massao.

  32. Passe no Vestibular disse:

    Olá Igor,

    Olhe, essa é uma dúvida bem difícil de responder pois a política de cotas é independente e particular de cada universidade. Acreditamos que você não vá ser prejudcado se obtiver o certificado através o Enem, pois a questão não é se você concluiu os estudos na escola pública, mas sim se somente estudou lá e não em escola privada.

    Nosso conselho: Informe-se diretamente na universidade Federal que deseja prestar o vestibular sobre o direito à cota se o seu certificado foi obtido através do Enem.

    Boa prova e bons estudos!

  33. Passe no Vestibular disse:

    Olá, Pedro,

    Sua dúvida é a de muitos estudantes e a resposta é SIM. O Enem serve como avaliação pra obteção do certificado e conclusão do Ensino Médio, para isso você deve ter 18 anos ou mais e indicar em sua inscrição que deseja usar o enem para esse fim. A sua nota do Enem será também valida para qualquer universidade que a utilize em seu processo seletivo, seja na primeira fase, seja como nota única, eja como bonus no vestibular tradicional.

    Qual é a pegadinha? Para se matricular em qualquer universidade você precisa ter em mãos o certificado de conclusão do Ensino Médio. Ou seja, você pode sim obter o certificado e se inscrever em uma universidade no mesmo ano e com a mesma nota do Enem, mas para fazer isso com segurança é melhor se informar com a instituição que emitirá o certificado de conclusão (secretaria de educação ou instituto federal de educação) sobre quanto tempo leva para sair o certificado, pois sem ele você pode ser selecionado mas perder a vaga na hora de se matricular.

    Esperamos ter respondido a sua pergunta.

    Boa prova e bons estudos!

  34. carla disse:

    Olá, estou cursando o 1 ano de ensino médio técnico regular em uma escola federal e já tenho 20 anos. Posso me inscrever no ENEM para obter o certificado de Ensino Médio? Obrigado

  35. Passe no Vestibular disse:

    Olá Carla,

    Sim, você pode. O Curso de ensino técnico te dá dois certificados, um referente ao ensino médio e um referente ao curso técnico que você fez. Mas, se você quiser obter antes o certificado de ensino médio, pode fazer a prova do Enem. A prova que vai acontecer em outubro já está com as inscrições encerradas, mas fique de olho, pois haverá uma nova prova do Enem no começo de 2012 e as inscrições provavelmente acontecerão ainda no fim deste ano.

    Boa prova e bons estudos!

  36. Luiz Carlos disse:

    Olá. Tenho mais de 18 anos e estou no segundo ano do Ensino Médio. Gostaria de saber se eu posso usar a nota do Enem para concluir o ensino medio. Posso realizar a prova do Enem para conclusão mesmo estando matriculado em uma escola? Aguardo

  37. Passe no Vestibular disse:

    Olá Luiz carlos,

    Sim, você pode usar o Enem para obter seu certificado de conclusão. Para isso deve, no momento da inscrição no Enem, indicar que usará a nota para isso e escolher em uma lista qual instituição certificadora emitirá o certificado.
    Depois de fazer a prova do Enem e obter as notas necessárias, você levará o boletim do Enem mais alguns documentos para essa instituição certificadora (secretaria da educação ou Instituto Federal de Ensino) e solicitará a emissão de seu certificado.

    Se você já está inscrito no Enem de outubro, boa prova e bons estudos.
    Se não, fique de olho que as inscrições do primeiro Enem de 2012 acontecerão ainda em 2011.

  38. Dani disse:

    Olá,tenho 18 anos e fiz a prova do enem 2010 e passei com notas boas.Porém quando me inscrevi não optei em concluir o ensino médio.No entanto,eu fui numa escola aqui da região e a mulher me informou que eu poderia pegar meu certificado mesmo nao tendo optado pela minha conclusão,pois bastava eu assinar uma declaração e esperar a publicação no diario oficial.ísso pode acontecer mesmo?
    preciso dessa resposta,por favor.
    abraço!

  39. Passe no Vestibular disse:

    Olá, Dani,

    Infelizmente não temos informação sobre esse procedimento fora do padrão.
    Sugerimos a você que entre em contato com o MEC através da Central de Atendimento 0800 61 61 61, para tirar essa dúvida.

    Ou então veja nesta página, qual Secretaria de Educação ou Instituto Federal de Educação (que emitem os certificados) está mais próximo de onde você mora e informe-se pessoalmente:
    http://portal.inep.gov.br/web/enem/certificacao

    Esperamos tê-la ajudado.
    Boa sorte e bons estudos!

  40. kelli disse:

    olá, eu estudei em uma escola particular para terminar o ensino medio (EJA) , mais não terminei, pois só fikei na escola durante 3 meses e depois parai de estudar, hj faz uns 5 anos q não estudo, pois eu posso fazer o enem por ter estudado ja em escola particular?

  41. Passe no Vestibular disse:

    Olá, Kelli,

    O Enem é aberto para todos os estudantes independente de terem estudado em escoas públicas ou particulares…

    As inscrições para o Enem que vai acontecer m outrubro já estão encerradas, mas fique ligada que no final deste ano vão abrir as inscrições da prova do Enem de Abril de 2012.

    Boa prova e bons estudos!

  42. Rodrigo disse:

    Boa noite!
    Veja só eu estou com um grande problema eu não conseguir frequentar uma escolar básica na infância pelo fato dos meus Pais não ter condições financeiras, e também eu teria que ajudar em casa, hoje eu pretendo voltar a estudar mas, pra isso eu preciso fazer o “Enem” pra conseguir a certificação do ensino médio, gostaria da saber e ás provas vão ser a mesma pra todos, ou pra esses casos igual eu é diferente? pretendo concluir os estudo pelo “Enem” por favor se poder esclarecer essa dúvida agradeço…

  43. Passe no Vestibular disse:

    Olá, Rodrigo,

    A prova do Enem é a mesma para todos, mas a nota necessária para conseguir o certificado de Enesino Médio é mais baixa do que a nota para entrar na universidade.
    Além disso, o Enem é uma prova de mais compreensão e raciocínio do que de decorar os conteúdos. Você precisa sim reforçar os conteúdos de Matemática, Física e Química, mas são os conteúdos básicos de cada matéria.

    Veja aqui a descrição do que cai na prova do Enem (documento oficial do MEC) http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/downloads/2009/Enem2009_matriz.pdf

    Veja aqui uma explicação de cada uma das provas do Enem:
    Matemática – http://www.passenovestibular.com.br/blog/?p=1847
    Português – http://www.passenovestibular.com.br/blog/?p=1842#more-1842
    Ciências da Natureza – http://www.passenovestibular.com.br/blog/?p=1836#more-1836
    Ciências Humanas – http://www.passenovestibular.com.br/blog/?p=1839#more-1839

    E veja aqui o nosso preparatório completo com tudo o que você precisa saber para o Enem: http://www.passenovestibular.com.br/preparatorio/enem-completo/

    Boa prova e bons estudos!

  44. Caroline Dias disse:

    Olá,tenho 18 anos e gostaria de saber se dá para concluir o ensino médio e TAMBÉM ingressar em uma universidade (tudo no mesmo ano e com a mesma prova), ou seria necessário fazer outra prova para ingressar na universidade após a conclusão do ensino médio.Desde já, obrigada.

  45. wenas alves disse:

    oi eu queria saber atraves do meu email,se quem não teminou o ensino medio e tem 17 anos pode fazer a prova da vale para se especializar em alguma area se refirino a vale.

  46. Passe no Vestibular disse:

    Olá Wenas,

    Não temos informações sobre vagas na Vale para ensino fundamental, apenas a partir do ensino médio.

    Boa prova e bons estudos!

  47. Raíssa disse:

    Boa tarde!
    tenho uma dúvida… Eu conclui o ensino médio atravéz da prova do ENEM, sempre estudei em escola pública, até o primeiro ano do ensino médio, quando parei. quero saber se eu participo das cotas reservadas a alunos que estudaram em escola publica. Já que na opção do meu vestibular tem a seguinte pergunta, “Você cursou os dois últimos anos do Ensino Fundamental e os três anos do Ensino Médio integralmente em escola pública?”

  48. Passe no Vestibular disse:

    Olá, Raíssa,

    Para qual universidade você está buscando entraratravés do programa de cotas? O melhor seria você ligar diretamente para o atendimento dessa universidade e verificar como responder o questionário com relação aos seus estudos.

    Boa prova e bons estudos!

  49. Giovanne Mamedio disse:

    Ei eu não tenho 18 anos, mas eu gostaria de fazer o ENEM e tirar meu certificado de Ensino Medio, eu estou no 1° ano e ano que vem vou para o 2°, enfim eu gostaria de saber, Se eu fosse emancipado
    eu poderia obter esse diploma. Afinal com uma emancipação eu posso trabalhar e etc…

  50. Passe no Vestibular disse:

    Olá Giovanne,

    Que pressa é essa meu amigo?! Infelizmente o seu projeto de aceleração esbarra em algumas leis e não é possível de se realizar. As condições para obter o certificado de Ensino Médio são os 3 anos de educação regular OU para quem já passou dos 18, o Enem como possibilidade de obter o certificado. Para subverter essa condição só se você entrar na justiça, mas acredite, não vale a pena.

    Pense que se você fizer o 3º ano do Ensino Médio vai estar mais preparado para o Enem e quanto maior a sua nota no Enem melhores as suas condições de obter uma vaga em uma universidade Federal que use o SiSU como processo seletivo.

    Caso você queira uma posição oficial ligue para a Central de Atendimento do Enem-Inep no 0800 61 61 61.

    Boa prova e bons estudos!

  51. Patrícia M. disse:

    Estou no 2 ano do ensino medio e na inscrição do enem optei erradamente por “nao obter o certificado no ensino medio” , posso de alguma maneira depois que obter com a minha nota esse certificado ?

  52. Passe no Vestibular disse:

    Olá, Patricia,

    A opção obter o certificado do Ensino Médio é válida apenas para quem tem mais de 18 anos e ainda não terminou o Ensino Médio. Para quem está cursando o ensino médio regular é obrigatório por lei cursar os 3 anos e no final você obtêm o certificado.

    Se você já tem 18 anos e não quer cursar o terceiro ano, faça o primeiro Enem 2012 em março/abril (as inscrições são agora no final do ano).

    Boa prova e bons estudos!

  53. Desejo obter meu diploma do ensino médio

  54. Passe no Vestibular disse:

    Olá Lúcio,

    Parabéns pela decisão de seguir adiante com os estudos. É muito importante investir em si mesmo.

    Boa prova e bons estudos!

  55. Bruno Oliveira Souza disse:

    Bom dia! Eu gostaria de saber se posso utilizar minha nota do ENEM 2010 para emitir certificado do Ensino Médio esse ano, sendo que em 2010 eu tinha 18 anos no ato da inscrição mas não solicitei a emissão do certificado. Obrigado!

  56. Passe no Vestibular disse:

    Olá, Bruno,

    Infelizmente não, você deve indicar no ato da inscrição do Enem para que a instituição certificadora possa emitir o documento.

    Mas informe-se melhor falando diretamente com Inep (instituto que organizao o Enem) 0800 61 61 61.

    Bons estudos!

  57. Elise disse:

    olá, eu optei por receber o certificado pelo enem, faço o 3ºano em uma escola técnica federal, mas minha dúvida é a seguinte: além da minha nota ir para a certificação posso concorrer a vagas pelo sisu para a UFPI?
    obrigada desde já

  58. carolinaa disse:

    Por gentileza, queria saber se quem ta terminando a 8* série, e ja tem 18 anos , podera fazer a prova do enem para eliminar o ensino médio…?

  59. Passe no Vestibular disse:

    Olá Carolina,

    Sim, é possível. Não importa até que série o aluno estudou. Se já tem 18 anos, fizer o Enem e obtiver a média 400 entre todas as provas, 500 na redação e tiver indicado na inscrição do Enem que vai usar a prova para obter o certificado de conclusão do Ensino Médio, consegue o diploma.

    Boa prova e bons estudos!

  60. Passe no Vestibular disse:

    Olá Elise,

    A nota do Enem serve tanto para o certificado quanto para as vagas pelo SiSU.

    Boa prova e bons estudos!

  61. ketlin caroline albertoni disse:

    oi meu nome e ketlin tenho 18 anos e queria saber eu parrei na 6 serie e queria perguntar se tem algum saite que possa me ajudar a refaser meus estudos e qual e o saite pra mim faser a escrisao por favor pressiso que me responde obriga bom dia

  62. daniel disse:

    olá eu não teminei a 8° série posso obter o certificado ou tenho que terminar o ensino fundamental primeiro?

  63. daniel disse:

    não terminei a 8 série posso obter o certificado do mesmo jeito?

  64. Passe no Vestibular disse:

    Olá Daniel,

    Sim você pode. Basta ter indicado na inscrição do Enem que deseja usar a prova como certificação do Ensino Médio e alcançar as médias exigidas para o certificado: 400 de média entre todas as provas, não zerar em nenhuma disciplina e alcançar pelo menos 500 pontos na redação.

    Boa prova e bons estudos!

  65. Passe no Vestibular disse:

    Daniel,

    Sim, você pode obter o certificado de ensino médio somente fazendo a prova do Enem e alcançando as médias mínimas exigidas.

    boa prova e bons estudos!

  66. Passe no Vestibular disse:

    Olá, Ketlin,

    Aqui no passe no vestibular temos um pacote de aulas online para o Enem, você faz todas as aulas online e lê as apostilas direto no computador. Esse pacote de aulas tem o conteúdo do Ensino médio e aulas específicas para o Enem. Não tem mensalidade, você paga uma vez só (ou parcela o valor total). Veja o conteúdo do curso: http://www.passenovestibular.com.br/preparatorio/enem-completo/

    Como você parou na 6ª série, talvez seja interessante para você um conteúdo com algumas matérias do EJA, juntamente com as matérias do Enem. Veja então neste site as matérias separadas para você estudar no seu ritmo: http://www.enembasico.com.br/preparatorios/

    Boa prova e bons estudos!

  67. Vitor disse:

    Oi, faço o 2º ano do ensino médio, estou com 17 anos e só vou completar 18 anos uma semana depois dos dias da realização do ENEM, mas no dia da inscrição não apareceu a opção “obter certificado do ensino médio”, mas e se eu conseguir a nota exigida para obter o certificado, eu posso pegar? Ja que vou estar com 18 anos bem antes dos resultados.

  68. NILDA COSME NASCIMENTO DA SILVA disse:

    MIM ESREVI P O ENEM P CONCLUIR OS ESTUDOS MAS ESTUDEI MUITO POUCO POIS MORAVA NA ZONA RURAL A 9 K DA CIDADE E NAQUELE TEMPO AINDA NÂO TINHA TRASPORTE ESCOLAR E POR ESSE MOTIVO FIQUEI MUITO TEMPO TENDO QUE REPETIR A4 SÈRIE MESMO TENDO PASSADO DE ANO SO PARA NÂO FICAR SEM ESTUDAR EM 2004 VOLTEI A ESTUDAR MESMO ESTSNDO CASADA E COM 1 FILHO MÀS ENGARAVIDEI DO MEU SEGUNDO FILHO E TUDO FICOU AINDA MAS DIFICIL CHEGUEI A CONLUIR A 5 6 7 SERIE.MIM ESCREVIR PARA O ENEM 2011 P TENTAR REALIZAR ESTE GRANDE SONHO DE CONCLUIR O 2 GRAU MAS ESTOU QUASE DESISTINDO POIS ESTOU TOTALMENTE DESATUALIZADA O QUE DEVO FAZER POR FAVOR MIM AJUDEM OBRIG.

  69. Monique disse:

    Olá, Gostaria de saber o seguinte, tenho 18 anos estou no 3º ano do Ensino Médio, mas tenho certeza que não vou conseguir concluir o meu ano letivo, mas na minha inscrição não coloquei que precisava da certificação, no caso não escolhi uma instituição certificadora.Mas se eu alcançar as pontuações e preencho todos os requesitos para isso posso solicitar o certificado depois que tiver saido o resultado, mesmo nestas condições?

  70. suzy disse:

    Olá,tenho uma grande duvida..
    fazem mais de 10 anos que parei de estudar,
    fiz apenas o primeiro ano do ensino médio e depois parei com os estudos.
    minha duvida é,se eu fizer e passar no enem 2011 essa nota tbm é válida para concorrer a uma vaga em uma universidade federal ou só é válido para conclusão do ensino médio?
    Desde já agradeço…

  71. Passe no Vestibular disse:

    Olá Suzy,

    Sim, o certificado obtido através do Enem vale tanto para conclusão do ensino médio quanto para entrar em qualquer universidade do país. A instituição certificadora que vai emitir o seu certificado publicará em diário oficial que a partir dessa data você concluiu o ensino médio e que seu diploma é válido.

    Boa prova e bons estudos!

  72. Passe no Vestibular disse:

    Ola, Monique,

    Infelizmente não, para obter o certificado você tem que indicar no ato da inscrição que vai usar o Enem para esse fim. Você tem agora duas opções:

    1 – fazer novamente o 3º ano em 2012 para concluir o ensino médio regular e obter o certificado no final do ano.
    2 – fazer o Enem 2012/1, a prova será em Abril ou Maio e na inscrição indicar que vai usar a nota para obter o certificado.

    Mas atenção, o certificado através do Enem não sai automaticamente. Você tem que obter as notas mínimas exigidas e depois de obter o boletim individual dar entrada no pedido de certificação. Se o resultado do Enem 2012/1 demorar a sair pode ser que você obtenha seu diploma só no 2º semestre de 2012.

    Nosso conselho, tente obter o certificado de todas as maneiras que você puder. Faça bem o Enem 2011 porque a nota pode servir para você entrar na universidade (mesmo se você fizer outros Enems), se você não concluir o ano letivo continue estudando em 2012 no 3º ano como forma de se preparar ainda mais para o Enem e inscreva-se para o Enem 2012/1 indicando que deseja obter o certificado de ensino médio. Assim você aumenta suas chances e continua se preparando para a prova.

    Boa prova e bons estudos!

  73. Passe no Vestibular disse:

    Olá, Nilda,

    Primeiramente não desista! Se você já se inscreveu faça a prova, mesmo que ache que não está totalmente preparada. Fazer a prova vai te ajudar a saber o que precisa estudar mais e você pode fazer novamente o Enem em 2012, uma nota não influencia a outra.

    A nota para obter o certificado do ensino médio é menor do que a exigida para entrar na universidade, então faça a prova com calma e concentre-se na redação que é uma das notas mais importantes do Enem. Para conseguir o certificado você precisa tirar pelo menos 500 pontos (de um máximo de 1000) na redação e a média entre as outras 4 provas deve ser de 400 pontos (sem zerar em nenhuma).

    Aproveite e veja o curso preparatório para o Enem que temos aqui no site: http://www.passenovestibular.com.br/preparatorio/enem-completo/

    Bos prova e bons estudos!

  74. Passe no Vestibular disse:

    Olá Vitor,

    Não, você só pode obter o certificado de ensino médio se tiver indicado na inscrição do Enem e essa opção não apareceu para você porque ainda não tem 18 e está matriculdo no ensino regular. Agora você tem duas opções:

    1 – fazer normalmente o 3º ano em 2012 para concluir o ensino médio regular e obter o certificado no final do ano.
    2 – fazer o Enem 2012/1, a prova será em Abril ou Maio e na inscrição (em janeiro) indicar que vai usar a nota para obter o certificado.

    Nosso conselho, faça o Enem 2011 bem feito porque essa nota pode valer para entrar na faculdade em 2012 ou nos proximos anos também. Continue estudando em 2012 no 3º ano do ensino médio porque além do certificado você vai estar mais preparado para o Enem em 2012 e para a universidade. E se achar necessário, faça em 2012 o Enem de novo indicando que deseja usar a nota para obter o certificado.

    Boa prova e bons estduos!

  75. neilla disse:

    se uma pessoa cursou até a 8ª série pode obter o certificado de conclusão de curso atrvés do enem ????
    grata desde já pela atenção

  76. Leticia disse:

    Olá, gostaria de saber o seguinte, vou usar a nota do enem 2011 para conseguir obter o certificado do ensino médio, porém gostaria também de usar essa mesma nota para tentar uma bolsa de estudos,isso é valído? desde já agradeço.

  77. Elise disse:

    Estou aqui mais uma vez para tirar uma dúvida, quando conseguir o meu certificado pelo Enem com a nota “em mãos” pra onde devo me dirigir? (Ifpi, regional de educação).
    Obrigada desde de já.

  78. luciane disse:

    olá parei de estudar na 6 serie a 10 anos, nao completei o ensino fudamental. sera que eu tenho condições de fazer a prova do enen, e o que devo estudar , com quem estudar estou perdida por favor me de uma resposta

  79. Passe no Vestibular disse:

    Olá Luciane,

    Não fique perdida. A prova do Enem é uma prova longa, de resistência. Você precisa sim estudar e se preparar para a prova porque ela procura usar todos os conhecimentos do ensino médio, mas de uma forma mais lógica não somente conhecimentos específicos. E principalmente leia muito, porque a prova do Enem usa muito a interpretação de texto.

    Para saber o que cai na prova leia a Matriz de referência do Enem.
    http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=841&Itemid=

    E aqui você encontra o nosso preparatório completo com as aulas específicas para o Enem:
    http://www.passenovestibular.com.br/preparatorio/enem-completo/

    A próxima edição do Enem acontece em abril/maio e as inscrições são agora em janeiro de 2012!

    Boa prova e bons estudos!

  80. Passe no Vestibular disse:

    Olá Elise,

    Volte sempre que quiser para tirar a suas dúvidas!

    Quando sair o boletim individual de desempenho do Enem 2011, você deve reunir os seus documentos pessoais, o boletim e ir até a instituição certificadora que indicou no ato da inscrição do Enem. Vale a pena você ligar lá antes para saber se precisa de alguma coisa mais.

    Nesta página você tem a relação de instituições certificadoras:
    http://portal.inep.gov.br/web/enem/certificacao

    Boa sorte e bons estudos!

  81. Passe no Vestibular disse:

    Olá Letícia,

    Sim, isso é valido. A nota do Enem vale para ambas as coisas. A única ressalva é que você não pode se matricular em nenhuma universidade antes de ter o certificado de conclusão do ensino médio em mãos. Então você terá que esperar sair o resultado final do Enem 2011 (prometido para a 1ª semana de janeiro de 2012) para dar entrada no pedido de certificado de ensino médio na instituição certificadora que você indicou quando se inscreveu no Enem.

    Boa sorte e bons estudos!

  82. Passe no Vestibular disse:

    Olá Neilla,

    Sim, se você conseguir as notas exigidas para a conlcusão do ensino médio através do Enem, não importa até qual série você estudou.

    Boa prova e bons estudos!

  83. Wagner disse:

    1 Bom eu gostaria de saber, se obtendo o certificado do ensino medio atraves do enem, ele serve para concursos publicos?

    2 de que maneira é feita a correção das provas, somatorias de todas as materias ou materia por materia?

    3 qual a media para se obter o certificado do ensino medio?

    Fico agradecido se pudessem me responder.

  84. Passe no Vestibular disse:

    Olá Wagner,

    Como você organizou tão bem suas dúvidas vamos responder uma a uma.

    1. O certificado do Ensino médio através do Enem é valido para concursos sim. Para obter o certificado você deverá comparecer na instituição certificadora que escolheu no ato da inscrição com seus documentos e o boletim individual do Enem que será liberado em janeiro.

    2. A correção das provas é uma coisa mais complicada.
    a. Colocam no sistema TODOS os gabaritos preenchidos pelos candidatos e o sistema faz uma contagem geral de erros e acertos em cada uma das 4 provas.
    b. Com essa contagem o sistema TRI (teoria de resposta ao item) dá um valor específico para cada pergunta, se pouca gente acertou a pergunta era dificil e vale mais, se muita gente acertou a pergunta era fácil e vale menos.
    c. Com o valor de cada pergunta definido eles calculam a nota individual de cada prova.
    d. Nesse momento é feita a correção da redação, dois corretores diferentes, que não se conhecem, fazem a correção da redação e dão uma nota que vai de 0 a 1000. E daí tiram a média das duas notas. Se as notas tiverem entre si uma diferença maior de 300 pontos ela é corrigida por um 3º corretor que dá uma nota final.
    e. É feita a divulgação da sua nota individual, uma média das 4 provas + a redação, e também a nota de cada prova separada e da redação.

    3. Para se obter o certificado do Ensino médio é necessário obter pelo menos 500 pontos na redação (máximo 1000), não zerar em nenhuma das 4 provas e obter a média de 400 pontos entre as 4 provas.

    Para saber mais sobre isso, entre em contato com a instituição certificadora que você indicou na inscrição do Enem (secretaria da educação ou Instituto federal de educação).

    Bons estudos!

  85. Edi disse:

    ola..
    Fiz o enem ano passado e escolhi como vestibular so que não posso fazer ainda pois não conclui o ensino médio, me informei no MEC e eles disseram que minha nota valerá para concluir o ensino médio!
    A minha pergunta é, posso usar a mesma para entrar em uma universidade já que a minha nota foi boa?
    Obrigado

  86. Passe no Vestibular disse:

    Olá Edi,

    Sim, a nota do Enem vale para as duas coisas. A unica exigência é que você tenha em mãos o certufucado de conclusão do ensino médio no ato da matricula na universidade. Então com sua nota do Enem você deve se informar com o MEC qual a instituição certificadora mais próxima para dar entrada na solicitação de conclusão do ensino médio através do Enem. Você levará a documentação exigida e eles vão expedir e publicar em diário oficial que seu diploma é válido em todo o país.

    Aí é só você escolher o curso, a universidade e tentar ingressar através do vestibular, SiSU, ou Prouni.

    Bons estudos!

  87. Adenilson disse:

    Não atingi a média de 500 na redação, posso fazer so portugues na escola?
    Ou devo passar em todas as matérias do enem?

  88. Passe no Vestibular disse:

    Olá Adenilson,

    Algumas pessoas já chegaram aqui no blog com a informação de que é possível eliminar somente algumas matérias, mas não há nada escrito sobre isso na página do Inep nem do Enem, então nosso conselho é, ligue no telefone de atendimento do Enem e tire essa dúvida, de repente você pode fazer o Enem 2012 agora em Abril e estudar para arrebentar na redação e conseguir o certificado.

    O telefone é 0800 61 61 61.

    Boa sorte e bons estudos!

  89. janaiara disse:

    como faze para troca a opçao do enem para comclui oensino medio/???????????////

  90. Amanda disse:

    Olá eu fiz o enem este ano para conseguir o certificado do ensino médio fiz minha correçao das provas e meus acertos são os seguintes:25,22,11,16…
    como faço a distribuição para saber a pontuação?
    será que com esses acertos eu consigo?
    grata

  91. Bruna disse:

    Eu estou no 2 ano do ensino médio ,e fiz o Enem para ganhar o certificado ,mas o que acontece é que quando fiz a inscrição não optei pela opção de certificado ,será que poderei receber o certificado ou não ? E tenho 19 anos ,será que mesmo com a idade e a pontuação consigo o certificado ?

  92. Rodrigo disse:

    Olá,

    Tenho 18 anos, curso o terceiro ano do Ensino Médio regular, marquei, no ato da inscrição, que “Estou cursando e concluirei o Ensino Médio em 2011″, mas também selecionei que desejo utilizar a nota para obter o certificado, indicando, inclusive, a instituição certificadora.

    No entanto, temo que eu não consiga ser aprovado no terceiro ano do EM regular. Se isso acontecer e euconseguir a pontuação necessária no ENEM, consigo o certificado?

    Desde já agradeço.

  93. Anna disse:

    Ola , gostaria de saber …
    fiz a prova com 17 anos, quando fiz minha iscrição noa tinha a opção para concluir o Ensino Medio . estou no 1ª ano , mas faço 18 agora em dezembro , gostaria de saber se vou poder receber o certificado . ajude-me!

  94. Passe no Vestibular disse:

    Olá Anna,

    A opção não estava disponível no ato da inscrição porque você não tinha ainda 18 anos. Sugerimos que você entre em contato com a central do MEC/Inep que tira dúvidas do Enem: 0800 61 61 61

    Além disso, você pode também entrar em contato com a secretaria da Educação da cidade onde você mora pois são eles que liberam os certificados com a apresentação do boletim individual do Enem.

    Se tudo isso não der certo, você pode fazer o Enem de novo em Abril de 2012 e aí sim escolher a opção de concluir o ensino médio.

    Boa sorte e bons estudos.

  95. Passe no Vestibular disse:

    Olá Rodrigo,

    Sim, você consegue o certificado. Como você indicou a instituição certificadora, se você obtiver no Enem as notas necessárias para concluir o ensino médio vai precisar apenas dar entrada com a documentação para emitirem seu certificado de conclusão.

    Bons estudos!

  96. Passe no Vestibular disse:

    Olá Bruna,

    Muitas pessoas esqueceram de marcar essa opção e alguma já se informaram no MEC/Inep sobre como proceder. Entre em contato através do 0800 61 61 61 e propcure a Secretaria de Educação da sua cidade para verificar se com as notas do Enem você consegue obter o certificado.

    Se não for possível, fique ligada que em Abril de 2012 tem mais uma edição do Enem!

    Bons estudos!

  97. Passe no Vestibular disse:

    Olá Amanda,

    Não é possível saber a distribuição de pontos piis cada pergunta tem um valor diferente de acordo com a dificuldade. Sugerimos que você aguarde a liberação do boletim individual em janeiro de 2012 e se você estiver insegura do seu resultado, volta a se preparar e faça novamente o Enem em Abril de 2012 para melhorar seu desempenho.

    Bons estudos!

  98. Passe no Vestibular disse:

    Olá Janaiara,

    Entre em contato com o MEC/Inep através do 0800 61 61 61 ou com a secretaria da educação da cidade que você mora, para saber se é possível obter o certificado mesmo sem ter indicado na inscrição do Enem.

    Se não for possível fique tranquila, tem Enem de novo em Abril de 2012 (inscrições em janeiro)!

    Bons estudos!

  99. reginaldo disse:

    ola fiz o enem e acho que consegui as notas necessariaa para certificacao do ensino medio. so que tenho uma duvida.
    meu historico escolar esta na cidade do rio de janeiro sera que consigo a certificacao apenas com meu certificado de conclusao do ensino fundamental?

  100. Passe no Vestibular disse:

    Olá reginaldo,

    Esta sua dúvida é muito específica. O melhor é você en trar em contato com o 0800 61 61 61 que é o telefone do MEC-Inep para o Enem e entrar em contato com a secretaria da educação da cidade onde você mora. Assim você se certifica de quais os documentos realmente necessários. Acreditamos que mesmo somente com o boletim individual do Enem que sai no começo de 2012, depois da correção das provas, você consiga tirar o certificado.

    Bons estudos!

  101. reginaldo disse:

    obrigado pela atençao me ajudou muito vou ate a ate a secretaria da educaçao me informar. obrigado

  102. cristiana disse:

    Ola,fiz o enem 2009 e tirei uma nota muito boa,consegui meu certificado do ensino médio.
    Minha duvida é por quanto tempo vale o ENEM? E eu usei minha nota para obter o certificado,posso usar a mesma nota no SISU??
    Desde já agradeço pela resposta.
    ATT: Critiana

  103. Passe no Vestibular disse:

    Olá Cristiana,

    A princípio o Enem não tem uma validade definida. Quem determina quais notas valem para concorrer as vagas do SiSU são as próprias universidades, então verifique qual a universidade que você deseja concorrer a uma vaga através do SiSU e verifique no Edital oficial da universidade se as notas do Enem 2009 valem para essa seleção.

    No geral a nota de 2009, por ser na nova estrutura de referencia do Enem, ainda está valendo para todos os concursos.

    Bons estudos!

  104. Carlos disse:

    Dps que a nota do enem for divulgada se eu quiser solicitar meu certificado de conclusão, leva quanto tempo em media para está com ele em mão e poder me matricular em uma universidade?

    Grato desde ja

  105. Passe no Vestibular disse:

    Olá Carlos,

    Não há um prazo padrão, pois depende do número de diplomas solicitados em cada instituição verificadora.

    Bons estudos!

  106. Marina Luz disse:

    eu tenho 18 anos, estou terminando o ensino médio numa instituição pública. porém, não passei em 3 matérias regulares. no ato da inscrição pedi o certificado do ensino médio, que provavelmente conseguirei pois acertei 143 questões do ENEM. o problema é que eu tentarei entar por cota na UFRJ que exige os 3 anos do ensino médio em escola publica. se eu realmente for reprovada a escola deverá pôr no meu histórico que eu passei? ou o certificado é independente e eu perco o direito a cota? aguardo resposta, obrigada.

  107. Marina Luz disse:

    eu tenho 18 anos, estou terminando o ensino médio numa instituição pública. porém, não passei em 3 matérias regulares. no ato da inscrição pedi o certificado do ensino médio, que provavelmente conseguirei pois acertei 143 questões do ENEM. o problema é que eu tentarei entar por cota na UFRJ que exije os 3 anos do ensino médio em escola pública. se eu realmente for reprovada a escola deverá pôr no meu histórico que eu passei? ou o certificado é independente e eu perco o direito a cota? aguardo resposta, obrigada.

  108. Passe no Vestibular disse:

    Olá Marina, tudo bem?

    No seu caso o diploma vai sair pela secretaria da Educação ou Instituto federal de Educação e não pela escola onde você cursou o Ensino Médio.
    Somente tenha cuidado com os prazos, pois o seu diploma do ensino médio não vai sair automaticamente. Você precisa dar entrada na solicitação de diploma depois da divulgação do seu resultado final individual do Enem, como isso pode não coincidir com as datas das matriculas nas universidades, você pode ficar um semestre sem poder estudar.

    Bons estudos!

  109. JOE disse:

    OLÁ!
    GOSTARIA DE SABER SE CONCLUINDO O ENSINO MÉDIO NESTA MODALIDADE POSSO USAR ESSAS NOTAS PARA ENTRAR NA FACULDADE OU TEREI QUE PRESTAR UM NOVO EXAME.
    OBRIGADO
    JOE

  110. Passe no Vestibular disse:

    Olá Joe,

    O diploma obtido através do Enem é oficial e válido para qualquer situação em que ele seja solicitado (vestibular, concurso público etc).

    Bons estudos!

  111. Emily disse:

    olá , gostaria de saber se posso juntar a nota do enem de 2009 com o de 2011 , pois em 2009 tirei mais de 500 na matérias e 475 na redação , por esse motivo não consegui o certificado , agora em 2011 fiz o enem novamente , mais não sei se fui bem nas matérias , então se u for ruim nas matérias – de 400 pontos e mais de 500 na redação posso ajuntar as duas notas e obter o certificado ? aguardo resposta ,obrigada.

  112. Passe no Vestibular disse:

    Olá Emily,

    Para tirar essa dúvida o melhor mesmo é ligar para o 0800 61 61 61 que é o telefone do Inep para dúvidas do Enem.
    É possível pedir um certificado de cada matéria, mas não sabemos se é possível juntar as notas para obter o certificado.

    Bons estudos!

  113. Jeilson disse:

    É o seguinte, vai ter enem em abril mais eu só faço 18 anos em junho, se eu passar no enem posso receber o certificado do ensino médio?

  114. Passe no Vestibular disse:

    Olá Jeilson,

    Não, neste caso não é possível, você precisa ter 18 anos até o dia da prova. No seu caso só seria possível no segundo Enem que provavelmente acontece em Outubro.

    Faça as duas provas do Enem, garanta seu certificado de ensino médio e use o melhor resultado para entrar na universidade.

    Bons estudos!

  115. Dalton disse:

    olá eu fiz o ENEM em 2010 e tive a pontuação suficiente para quase todas as matérias menos “Linguagens, Códigos e suas Tecnologias” já esse ano de 2011 só me faltou a pontuação em “Ciências da Natureza e suas Tecnologias” eu posso juntar as pontuações para a conclusão do ensino médio?

  116. wallas disse:

    Eu queria saber.. eu fiz o enem para concluir o ensino meio pelo enem e passei em todas materias e fiquei por 19 pontos pra passar em uma, tem como eu fazer essa prova separada ?

  117. wallas disse:

    Eu queria saber.. eu fiz o enem para concluir o ensino meio pelo e passei em quase todas as materias e fiquei por 19 pontos pra passar em uma, tem como fazer essa prova separada ?

  118. Passe no Vestibular disse:

    Olá Wallas, tudo bem?

    Infelizmente não. O ENEM é uma prova indivisível, se você quer novas notas em uma matéria é preciso fazer todo ele inteiro novamente.

  119. eduardo rocha oliveira disse:

    ola me chamo eduardo e gostaria de saber como eu fasso para pedir
    a certificacao so das materias que eu tirei mais de 400 pontos
    pois so tirei 380 pontos na redacao e 341 em outra area por isso acho que eu nao vou ganhar o certificado e tb se eu posso fazer um supletivo so das materias que eu falto.
    ou se eu fazer outro enem em 2012 tenho que tirar 400pontos em todas as areas ou so nas quais eu nao conseguir que foi redacao e acho que foi cirncias ou naturais. obrigado me ajude!

  120. Olá!
    eu consegui alcansar as notas para concluir o ensino medio e agora oque eu devo fazer? me da uma maozinha ai!

  121. solange disse:

    Boa noite , gostaria de saber se posso usar as notas do enem 2010 com as notas do enem 2011 para obter certificado de conclusão ?
    DESSA FORMA : NO ANO DE 2010 FALTOU FECHAR SÓ MATEMÁTICA ,PEGUEI AS DECLARAÇÕES DE PRÓ-EFICIÊNCIA DAS MATÉRIAS QUE ME SAI BEM,E ESSE ANO OBTIVE EM MATEMÁTICA A NOTA ACIMA DE 400 PONTOS , ACHO QUE ELIMINEI O QUE FALTAVA ,NÉ ? SERÁ QUE CONSIGO O CERTIFICADO ?
    OBRIGADA

  122. João Paulo disse:

    Olá. Fiz o enem e atingi acima de 400 pontos nas áreas.e 760 na redação, ou seja o limite mínimo de redação e nas áreas eu atingi pra conclusão do ensino médio, e tenho 19 anos.
    Porem no ato da inscrição eu não coloquei obter a nota para a conclusão e agora? Posso ainda usar-la para pegar meu certificado?

  123. bruno poggian disse:

    por favor, tirei nota acima da media em quase todas.. so redação que tirei 440, n tem como obter o certificado?

  124. patricia disse:

    ola gostaria de saber se não fui aprovada em todas as materias do enem tem como eliminar em uma escola normal so as que fui reprovada. obrigada

  125. junnynho disse:

    parei no de estudar 2 ano do ensino medio … retornei aos estudo por CESEC (centro estadual de educação continuada)e eliminei LINGUGENS E CODIGOS(português, inglês, artes, ed. fisica e redaçao)
    CIÊNCIAS HUMANAS (historia, geografia , sociologia e filosofia)
    fiz o ENEM tirei nota suficiente para conclusao do ensino medio em todas exeto REDAÇÃO… passei no vestibular em setimo.
    tem alguma maneira de eu conseguir o ensino medio unificando esses resultados ou de outra maeira??

  126. junnynho disse:

    parei no de estudar 2 ano do ensino medio … retornei aos estudo por CESEC (centro estadual de educação continuada)e eliminei LINGUGENS E CODIGOS(português, inglês, artes, ed. fisica e redaçao)
    CIÊNCIAS HUMANAS (historia, geografia , sociologia e filosofia)
    fiz o ENEM tirei nota suficiente para conclusao do ensino medio em todas exeto REDAÇÃO… passei no vestibular em setimo.
    tem alguma maneira de eu conseguir o ensino medio unificando esses resultados ou de outra maeira???

  127. Jucilene Alves Teixeira disse:

    Bom Dia! Por Favor Gostaria de saber se nao posso aproveita nota de uma materia para outra, é que tirei 6oo pontos na redação, nao poderia aproveita um ponto em outra materia?

    Obrigada!

  128. jessicaatk disse:

    ola gostaria de saber se tem como eu conseguir o certifcado do encino medio so nao passei em redaçao minhas notas nas outras materias forao
    Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 578.1 Presente
    Matemática e suas Tecnologias 510.7 Presente
    Ciências Humanas e suas Tecnologias 570.4 Presente
    Ciências da Natureza e suas Tecnologias 460.1 Presente
    Redação 400.0 Presente

  129. jessicaatk disse:

    ola gostaria de saber se tem como eu conseguir o certifcado do encino medio so nao passei em redaçao minhas notas nas outras materias forao
    Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 578.1 Presente
    Matemática e suas Tecnologias 510.7 Presente
    Ciências Humanas e suas Tecnologias 570.4 Presente
    Ciências da Natureza e suas Tecnologias 460.1 Presente
    Redação 400.0 Presente
    ME AJUDEM POR FAVOR

  130. Karen disse:

    Acabei o terceiro ano este ano, mas fiquei em provas finais… Gostaria de saber se a minha nota do enem influencia nisso, se eu posso passar de ano sem precisar fazer a recuperação. Obrigada!

  131. 438.1–>Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
    362.7–>Matemática e suas Tecnologias
    436.5–>Ciências Humanas e suas Tecnologias
    403.8–>Ciências da Natureza e suas Tecnologias
    520.0–> Redação
    Com essas notas eu posso pegar o certificado do ensino médio?
    sendo que só em matemática e suas tecnologias que tirei abaixo da média… por favor responde a minha pergunta.

  132. FERNANDO disse:

    GOSTARIA DE SABER QUAL A PONTUAÇÃO MINIMA PARA CONCLUSAO ATRAVES DO ENEM 2011, E SE COM ESSE CERTIFICADO POSSO FAZER CONCURSOS PUBLICOS?????

  133. Passe no Vestibular disse:

    Olá Fernando, tudo bem?

    Para obter o Certificado de Conclusão do Ensino Médio através do Enem 2011 é preciso, além de outros requisitos, ter atingido o mínimo de 400 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e também ter atingido o mínimo de 500 pontos na redação.
    Sim, com o seu certificado em mãos será possível se candidatar às vagas de nível médio em concursos públicos.

    Boa sorte!
    Equipe Passe no Vestibular

  134. Passe no Vestibular disse:

    Olá Romário, tudo bem?

    Para obter o Certificado de Conclusão do Ensino Médio através do Enem 2011 é preciso, além de outros requisitos, ter atingido o mínimo de 400 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e também ter atingido o mínimo de 500 pontos na redação.
    Não podemos afirmar se consiguirá ou não seu Certificado, pois a partir de agora o Inep irá enviar seus dados e seu desempenho na prova para as Secretarias de Educação e demais órgãos responsáveis, para que seja feito todo o processo de validação de resultados e verificação de requisitos para concluir o processo. O melhor é aguardar!

    Boa sorte!
    Equipe Passe no Vestibular

  135. FERNANDO disse:

    qual as notas minima para certificação de nivel medio no enem 2011 , e com esse certificado posso fazer concursos publicos????

  136. duvidoso disse:

    Oi!Fiz mais de 400 pontos em todas as materias, em algumas ate 560, porem tirei 360 na redacao.Isso impede o certificado de conclusao do ensino medio, ou o resultado e a soma das provas

  137. jose disse:

    Ola! boa tarde, eu fiz mais de 400 pontos nas materias, mais na redação fui mau posso pedir um certificado das materias que concluir ?

  138. Wéverton disse:

    E se eu na hora que fui fazer minha inscrição não obtei para receber o certificado do ensino médio oque faço .

  139. mariana disse:

    oi tenho varias duvidas, é que eu rirei 500 na redação 434 em matematica 487 em ciênciashumanas em fim tirei uma nota de 376 em linguagens. eu posso ainda sim ter o meu certificado de conclusão do ensino medio estou cursando 2º ano do ensino medio?

  140. ana disse:

    Ola , eu tirei notas acima de 550 em todas as materias inclusive em redação ..mas no ato da inscrição eu não pedi o certificado do segundo grau . tenho 24 anos e fazia supletivo . oque posso fazer para ter o segundo grau ?

  141. Roberto Filho disse:

    Olá,boa tarde a todos,gostaria de saber se mesmo sem ter concluído o Ensino Fundamental e tiver atingido as notas minímas do Enem 2011 eu posso emitir o meu certificado junto a instituição certificadora ?

    Aqui estão meus resultados:

    Linguagens,Códigos e suas Tecnologias 553.9
    Matemática e suas Tecnologias 497.1
    Ciências Humanas e suas Tecnologias 504.0
    Ciências da Natureza e suas Tecnologias 505.6
    Redação 580.0

    Obs.Estudei até a 6° série no ensino Regular e depois fiz a 7° e 8° pelo EJA mas que são contados como 3° e 4° Semestre.
    Tenho 24 anos de idade.

    Desde já agradeço a colaboração de todos.
    Obrigado !!!

  142. Alisson Oliveira Rodrigues disse:

    Eu fiquei reprovado no 3 ano do ensino medio, eu posso me inscrever no sisu? Eu fiz o enem esse ano as minhas notas foram boas, mais agora eu tou preocupado se posso ou não fazer a incrição… Obrigado preciso muito saber…

  143. Olá !
    Vou fazer 18 anos em junho,e estou no segundo ano do ensino médio, eu posso utilizar o ENEM como certificado(diploma) ?
    Beijos,obrigada !

  144. Wagner disse:

    Gostaria de saber se o enem so fornece o certificado de conclusão, e o histórico? ele fornece? pois tenho o certificado e passei em um vestibular, na hora de fazer a matricula a moça pediu o histórico! tenho q fazer o pedido desse histórico?
    .

  145. Ana Carolina Aguilar disse:

    olá.

    Bom..o meu problema é um pouquinho mais complicado ,tive que repetir um ano no ensino médio,o que fez com que eu saísse da escola pra fazer supletivo, na primeira tentativa eliminei todas as matérias exceto ciências da natureza e suas tecnologias ,depois disso já passei em vários vestibulares mais não pude dar inicio por essa pendência ,em 2010 tirei mais de 400 em todas as matérias do Enem e 700 na redação ,mais eu não tinha optado no ato da inscrição por usar minha nota para a conclusão ,esse ano marquei por essa opção , tirei mais de 400 em todas as matérias ,mais não alcancei os 500 da redação ,tirei 480 …e to dependendo disso para fazer minha matricula na faculdade ,será que não tem outra forma de conseguir isso através do Enem mesmo? já tentei fazer varias provas de banca ,mais não consegui,estou desesperada,preciso fazer minha faculdade ! me ajudem

  146. Ana Carolina Aguilar disse:

    olá,Bom..o meu problema é um pouquinho mais complicado ,tive que repetir um ano no ensino médio,o que fez com que eu saísse da escola pra fazer supletivo, na primeira tentativa eliminei todas as matérias exceto ciências da natureza e suas tecnologias ,depois disso já passei em vários vestibulares mais não pude dar inicio por essa pendência ,em 2010 tirei mais de 400 em todas as matérias do Enem e 700 na redação ,mais eu não tinha optado no ato da inscrição por usar minha nota para a conclusão ,esse ano marquei por essa opção , tirei mais de 400 em todas as matérias ,mais não alcancei os 500 da redação ,tirei 480 …e to dependendo disso para fazer minha matricula na faculdade ,será que não tem outra forma de conseguir isso através do Enem mesmo? já tentei fazer varias provas de banca ,mais não consegui,estou desesperada,preciso fazer minha faculdade ! me ajudem

  147. Paulo disse:

    Olá bom dia a todos estou em dúvidas sobre a certificado do ensino médio , fiz as provas do enceeja no ano de 2009 que infelizmente era o ultimo ano agora virou enem a minha dúvida é fiquei em uma matéria do enceeja do ensino médio e fiz o exame do enem como opção de concluir o ensino médio e consegui as média de 840 pontos em matémática pelo enem será que consigo o certificado ? obrigado e agradeço desde já .desejo um próspero ano novo a todos.

  148. Andersson disse:

    Eu vou fazer o enem de 2012 para receber o certificado e também quero usar a mesma nota para entra na faculdade? mas se o certificado demorar muito? faço oque? Serar que sai rápido ou não quero me escrever no sisu
    mim ajuda!!!

  149. Andersson disse:

    Em 2012 irei fazer o enem em abril, mas eu estarei no início do 3ºano e quendo sair o resultado estarei no meio do 3ºano posso entra na faculdade e ao mesmo tempo cursar o ensino médio

  150. andré disse:

    fiz o enem 2011 para o certificado ,passei e agora quero o mais rápido pegar o certificado,pois quero me escrever no sisu.caso não consiga pega-lo a tempo, a faculdade espera ou não? oque eu faço? será que a secretaria entrega olgo para mostra que passou e vai receber o cetificado.

  151. Fabinho disse:

    passei no enem 2011 fui na secretaria ela disse que demora 2 semas para poder ter em mãos meu certificado , e agora quero me escrever no sisu,a faculdade espera?ou não ou ela me da um prazo para a entrega.

  152. aline disse:

    GOSTARIA DE SABER SE COM ESSES RESULTADOS EU CONSIGO CONCLUIR O ENSINO MEDIO:
    LINGUAGENS,COD E SUAS TECNOLOGIAS:502.3
    MATEMATICAS E SUAS TECNOLOGIAS:477.4
    CIENCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS:436.2
    CIENCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLIGIAS:411.5
    REDAÇAO:460
    E AI SERA QUE EU CONSIGO?DESDE DE JA AGRADEÇO BOAS FESTAS!!!

  153. Bia disse:

    Olá,tenho 16 anos e sou emancipada.Gostaria de saber se posso concluir o ensino médio através do ENEM tendo 16 anos já que sou emancipada,isso é possível?

  154. deliana disse:

    faço o ensino médio no IFPI tenho 20 anos e fiz o ENEM 2011 pra conseguir o certificado de ensino medio. so q antes de entrar no IFPI eu reprovei 3 vezes o primeiro ano queria saber se da pra mim receber o certificado. quando saiu o resultado fui atras do diretor pra saber cm faço pra tirar esse certificado, já q coloquei pra receber lá, e ele disse q não sabia o procedimento.

  155. Asm disse:

    ola tenho 19 anos repeti o 1 ano do ensino medio em 2010 e fiz de novo em 2011 e passei para o 2 mas fiz o enem e passei mas e coloquei que queria o certificado de conclusao mesmo estando na escola posso pegar o certificado de conclusao do ensino medio???

  156. Amanda disse:

    ola tendo 19 anos e fiz o enen mas estava no 1 ano agora passei para o 2 e tbm passei no enen mas coloquei que queria o certificado mas mesmo assim posso retirar meu certificado pelo enen???

  157. jessica marques barros disse:

    ola o que devo fazer para saber se minhas notas do enem 2011 e valida nas universidades publicas.ass:jessica

  158. Bia disse:

    Tenho uma dúvida e estou muito aflita, pois cada pessoa que pergunto me diz uma resposta diferente. Bom, eu tenho 18 anos e estava no primeiro ano, terminei, só que eu consegui o certificado de conclusão do ensino médio, e também consegui atingir uma nota para ingressar no ensino superior em uma instituição federal. Na hora da matricula coloquei para receber o certificado. Minha duvida é, se eu passar para algum curso, e quiser cursar, mesmo optanto para receber o certificado, eu posso? No caso eu tenho que ir atras o mais rapido possivel para receber o certificado para não perdeer minha vaga? Respondam o mais rapido que puder! Muito obrigada!

  159. Natália disse:

    Boa tarde.
    Gostaria de saber se posso juntar as notas do meu Ensino médio incompleto com as notas do enem 2011?
    Pois em todas as áreas fiz mais de 400 pontos, porém na redação fiz 480, mas no ensino médio eu passei em português e consequentemente em redação. As matérias que eu reprovei no ensino médio, eu consegui obter nota no enem.
    Neste caso eu poderia juntar as duas notas para conseguir meu certificado?

    Obrigada.

  160. Patrícia disse:

    Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 443.3
    Matemática e suas Tecnologias 485.7
    Ciências Humanas e suas Tecnologias 408.2
    Ciências da Natureza e suas Tecnologias 395.5

    Redação 560.0

    Olá faço o Eja o 2° e 3° ano como você reparou falta meio ponto pra eu receber meu certificado de conclusão do ensino médio você acha que apenas desses meios pontos eu consigo estou torcendo que sim pois quero muito mas muito mesmo fazer uma faculdade e estou torcendo que eu passe.
    Não tem como o Eja mim dar esses meios pontos? Aguardo sua resposta por favor responda!

  161. patricia disse:

    Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 443.3 Presente
    Matemática e suas Tecnologias 485.7 Presente
    Ciências Humanas e suas Tecnologias 408.2 Presente
    Ciências da Natureza e suas Tecnologias 395.5 Presente
    Redação 560.0 Presente
    Olá gostaria de saber se consigo terminar o ensino médio mesmo faltando apenas meio ponto?.Estou torcendo que sim pois faço o Eja o 2°e 3° ano e quero fazer logo uma faculdade e espero que der para eu passar. E o eja tem como mim dar esses meio ponto? Nossa e tão pouco ponto que falta que seria uma injustiça eu não concluir o ensino médio por causa dos Meio Ponto. Por favor mim responda logo pois gostei de suas resposta são bem explicativas e venha com uma boa noticia para mim Aguardo retorno seu!.

  162. Ronie Oliveira disse:

    Olá, tenho uma dúvida. Fiz o Enem no ano de 2011 tirei em todas as matérias notas acima de 400 pontos, estou no 2º ano do E.M. e tenho menos de 18 anos. Será que mesmo eu entrando na justiça com um advogado eu não consigo concluir o ensino médio? Alegando que se eu passei no Enem posso com facilidade concluir o ensino médio?

  163. Julio disse:

    Oi, a partir desse ano o enem será realizado duas vezes ao ano. Se uma pessoa de 17 anos que cursa o 3º grau tirar uma boa pontuação no enem de abril ele poderá ingressar na faculdade?

  164. brenda melissa disse:

    Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

    498.7

    Presente

    Matemática e suas Tecnologias

    405.0

    Presente

    Ciências Humanas e suas Tecnologias

    423.7

    Presente

    Ciências da Natureza e suas Tecnologias

    467.5

    Presente

    Redação

    460.0

    Presente

    sera que com essas notas consigo obter meu certificado? desde ja agradeço

  165. Felipe Lopes disse:

    Ola assim como as pessoas dos varios comentarios acima tava na duvida se eu poderia ultilizar a nota do enem para obter o certificado de conclusao do ensino medio e ao mesmo tempo me inscrever para o sisu e prouni?

    Eu ja procurei a secretaria de educaçao do meu municipio mas meu certificado so ficara pronto no inicio de fevereiro e ate la ja passou a inscriçao entao la na hora eu pedi algo que comprovasse e a mulher que me atendeu me deu uma declaraçao de que eu conclui o ensino medio pelo enem e que eu estava esperando so o certificado que estava transitando por la(Com essa declaraçao seria possivel me inscrever no sisu e prouni?).

    Obrigado adiantado e espero respotas(Angustia aqui)

  166. josiane Galiego disse:

    Ola
    Estou desesperada !
    Tenho 20 anos, estava cursando o ultimo ano em 20011quando resolvi fazer o Enem para conseguir uma vaga em alguma faculdade aqui da minha região, por isso no ato da inscrição não tinha necessidade de pegar o certificado, porém o inevitável aconteceu e eu acabei desistindo no meio do ano, Agora quero saber como posso agir diante dos fatos para conseguir pegar o certificado ??
    Não gostaria de tentar mais uma vez já visto que é o terceira vez que essa já é a terceira tentativa de concluir o ensino médio( *desisti 3 anos no 3° ano )
    POr favor me responda !!!
    e me avise no email ok

  167. tatyana ilana disse:

    olá ,gostaria de saber se tem uma media final,na somatoria de notas ,para obter a conclusão do ensino medio no enem .
    tirei 480 na redação mais nas demais tirei bem acima de 500 eu posso pegar o certificado?

  168. Passe no Vestibular disse:

    Olá, Tatyana,

    Não é necessária uma média final, mas sim médias individuais de cada prova. Veja po que diz a página oficial do Inep:

    ” Cabe às Secretarias Estaduais de Educação e aos Institutos Federais de Ensino estabelecerem os
    critérios de certificação, tendo como base o Edital dos exames que indicam a nota mínima
    estabelecida para certificação em cada área do conhecimento e na redação e a idade mínima de 18
    anos completos na data de realização da primeira prova do exame. ” (http://portal.inep.gov.br/web/enem/certificacao)

    Ou seja, entre em contato com a instituição certificadora que você indicou na inscrição do Enem e verifique se a nota da redação é suficiente. Caso não seja você pode solicitar um certificado de proficiência nas 4 provas e em Abril de 2012 fazer o Enem novamente para atingir a nota necessária na redação.

    Boa sorte e bons estudos!

  169. Passe no Vestibular disse:

    Olá Josiane,

    Não é a operação padrão, mas você pode tentar entrar em contato com a Secretaria de Educação ou com um Instituto Federal de Educação para ver se você pode usar as notas do Enem para obter o certificado mesmo sem ter feito o pedido na inscrição do Enem.

    Veja nesta página a lista de instituições certificadoras e entre em contato com a unidade mais próxima de sua residência.
    http://portal.inep.gov.br/web/enem/certificacao

    Boa sorte e bons estudos!

  170. thiago disse:

    ola meu nome é thiago tenho 22 anos trabalho todo o dia e fiz o enem para obter o certificado de conclusão.fiquei com média 400 e 500 mas na redação fiquei com 400 sera que eu conseguiria o certificado?

  171. Amanda matte disse:

    ola fiz o enem e tirei notas acima da media tenho 19 anos estava no 1 ano do ensino medio e repeti em 2011 e passei em 2012 pro 2 ano sendo k passei no enem e fui na escola pra verificar com a direçao e me informaram q eu passei k devo ir na unidade certificadora em osorio.posso mesmo pegar o certificado o que devo levar de documentos??
    Atenciosamente obrigada…

  172. Passe no Vestibular disse:

    Olá Amanda,

    Sim, você pode obter o certificado de conclusão, mas a lista de documentos deve ser solicitada diretamente na unidade certificadora.

    Parabéns pelo resultado do Enem!

  173. Passe no Vestibular disse:

    Olá Thiago,

    Infelizmente com essas notas você não consegue o certificado, mas você pode solicitar na instituição certificados um certificado parcial (proficiência) para eliminar matérias e estudar mais para o próximo Enem que acontece em Abril e conseguir as notas que faltaram.

    Informe-se na Secretaria da Educação de onde você mora ou através do 0800 61 61 61.

    Bons estudos!

  174. Passe no Vestibular disse:

    Olá Felipe,

    Você pode se inscrever no SiSU sim, mas a autorização de se matricular apenas com a declaração da secretaria da educação depende da universidade para a qual você passar.

    Tente, pois mesmo se você não passar neste primeiro semestre pode usar suas notas do Enem 2011 para tentar o SiSU de meio de ano ou em 2013.

    Boa sorte!

  175. Passe no Vestibular disse:

    Olá Brenda,

    Infelizmente sua nota de redação ficou abaixo de 500. Verificque com a secretaria de educação mais próxima de onde você mora se é possivel obter o certificado. Caso não seja você pode solicitar um comprovante de proficiência nas 4 provas e fazer o enem em abril de 2012 para tentar uma nota melhor em redação.

    Para mais informações ligue para o MEC 0800 61 61 61

    Boa sorte!

  176. Passe no Vestibular disse:

    Olá Julio,

    Não, para obter o certificado através do Enem o candidato deve ter completado 18 anos até o dia de realização da primeira prova do Enem. E sem o certificado você não pode se matricular.

    Mas por outro lado você pode fazer o Enem em Abril e depois em Outubro e usar a melhor nota ingressar na faculdade.

    Bons estudos!

  177. Passe no Vestibular disse:

    Olá Ronie,

    Essa decisão só pode ser mesmo resolvida na justiça.

    Bons estudos.

  178. Passe no Vestibular disse:

    Olá Patricia,

    Converse com a secretaria de educação mais próxima de onde você mora e veja se eles autorizam a emissão do certificado. Caso não seja posssível você pode pedir um comprovante de proficiência em todas as matérias menos ciências da natureza e fazer o Enem em Abril para alcançar o mínimo de 400 pontos somente nessa prova.

    Informe-se melhor através do 0800 61 61 61.

    Bons estudos!

  179. Passe no Vestibular disse:

    Olá Natália,

    Infelizmente não é possivel agrupar as notas do Ensino Médio com as do Enem. O que você pode fazer é ir até a secretaria da educação mais próxima e solicitar um comprovante de proficiência em todas as áreas exceto redação e refazer o Enem em Abril de 2012 para tentar alcançar os 500 pontos necessários na redação. Ai sim você junta tudo e tira o seu certificado.

    Boa sorte!

  180. Passe no Vestibular disse:

    Olá Bia,

    Primeiramente parabéns pelo resultado no enem. Você pode se inscrever em qualquer universidade, mas só pode se matricular com o certificado em mãos, então corra e peça o seu certificado.

    Se não der tempo, pode participar da seleção de meio de ano, o SiSU 2012/2.

    Boa sorte!

  181. Passe no Vestibular disse:

    Olá jéssica,

    As notas do enem são válidas para qualquer universidade que indique isso no edital do vestibular. A nota do Enem pode ser um bonus na nota ou substituir o vestibular como acontece no SiSU.

    O certificado de ensino médio obtido através do Enem emitido pela secretaria da educação de onde você mora, é valido para qualquer universidade do Brasil e concursos públicos.

    Bons estudos!

  182. Passe no Vestibular disse:

    Olá, Amanda,

    Sim, você pode. A condição de obter o certificado é ter mais de 18 anos e passar no Enem.

    Parabéns!

  183. Passe no Vestibular disse:

    Olá Deliana,

    Você precisa ter as suas notas do Enem. Se você tirou mais de 400 em cada prova e 500 na redação pode solicitar o certificado.

    Se não souberem o procedimento no IFPI, procure a Secretaria da Educação ou ligue para 0800 61 61 61 (MEC)

    Bons estudos!

  184. Passe no Vestibular disse:

    Olá Bia,

    Acreditamos que sim, mas informe-se melhor na secretaria da educação próxima de onde você mora ou com o MEC através do 0800 61 61 61.

    Bons estudos!

  185. Arilanny disse:

    Minha duvida é a seguinte: Tirei mais de 400 pontos em todas as matérias é 500 na redação, e pelo o que eu li, acredito que conseguirei o meu tao sonhado certificado do ensino medio, mais gostaria muito de saber se alem de conseguir o certificado do ensino medio, posso tambem me inscrever para o prouni simultaniamente? Por favor necessito de orientao. Desde ja agradeço.

  186. Luisa disse:

    tenho 17 anos e faço 18 anos em dezembro desse ano. estudo em uma escola tecnica que possui ensino integrado. eu ja fiz os 3 anos do ensino medio, porem a escola nao disponibiza o certificado de ensino medio ate que eu tenha completado o quarto ano do tecnico tambem. Gostaria de saber se nao tem como adquirir o certificado de ensino medio pelo enem se meus pais me emanciparem. Gostaria muito de poder fazer o vestibular numa escola publica e cursar ou vou poder faze-lo só daqui a 2 anos.

  187. danilo lima da silva disse:

    ola Bom dia
    gostaria de saber se com esse resultado eu conseguiria o certificado de conclusão se ensino medio
    minhas notas foram notas

    linguagens.codigos e suas tecnologias 513,8
    matemátiva e suas tecnologias 396,6
    ciências Humanas e suas tecnologias 398,8
    ciências da natureza e suas tecnologias 406,9
    recadção 540,0

  188. Raphael Duarte disse:

    Olá, eu peguei o certificado de conclusão do ensino médio(expedido pelo ENEM) provisório hoje, e dei entrada na expedição do certificado definitivo hoje. A minha nota está bem acima da nota de corte para o curso no qual eu escolhi,por isso tenho quase certeza que meu nome estará na lista da 1ª chamada, como o dia da matrícula será no dia 19 desse mês, gostaria de saber se com o certificado provisório e com um protocolo do pedido do certificado definitivo eu posso efetuar a matrícula na universidade, em que eu provavelmente consegui a vaga.

    Grato pela resposta.

  189. Passe no Vestibular disse:

    Olá Raphael,

    Essa decisão depende exclusivamente da universidade onde você vai se matricular. Entre em contato com eles e veja se há algum problema cem fazer a matricula com o certificado provisório. Muitos estudantes estão na mesma situação e acredito que as universidades vão aceitar esse procedimento.

    Boa sorte!

  190. Passe no Vestibular disse:

    Olá Danilo,

    Essa informação só pode ser confirmada pela secretaria da educação mais próxima de onde você mora. A principio você não consegue o certificado com essas notas, mas pode solicitar o comprovante de proficiencia em Linguagens, Ci~encias da natureza e Redação, e fazer o Enem novamente em Abril de 2012 para consegui as notas que faltam.

    Bons estudos!

  191. Passe no Vestibular disse:

    Luisa, o seu caso é muito específico.
    Sugiro que entre em contato diretamente com o MEC para tirar essa dúvida através do telefone 0800 61 61 61.

    Mas se você já está no ultimo ano do técnico e só poderá fazer o Enem para tirar o certificado em Abril, pode ser que o certificado não fique pronto até agosto quando são feitas as matriculas dos vestibulares de Julho, então não vejo muita alternativa para você adiantar a sua matrícula.

    Termine o técnico em 2012 e você se matricula em 2013 com o certificado emitido pela sua escola.

    Boa sorte e bons estudos!

  192. Passe no Vestibular disse:

    Olá Arilanny,

    Parabéns pelo resultado no Enem! Sim, você pode se inscrever simultaneamente no ProUni, o único porém é que você precisa ter em mãos o certificado antes da matrícula na faculdade para a qual receber a bolsa do proUni. Então solicite imediatamente o certificado na secretaria da educação mais próxima de onde você mora e para garantir peça também um certificado provisório enquanto não sai o definitivo.

    Bons estudos!

  193. Passe no Vestibular disse:

    Olá Aline,

    Infelizmente faltou obter mais de 500 na redação. O que você pode fazer é solicitar um comprovante de proficiência nas 4 provas e fazer o Enem de Abril de 2012 para obter a nota necessária na redação.

    Bons estudos!

  194. Passe no Vestibular disse:

    Olá Fábio,

    Essas dúvidas são resolvidas caso a caso pela universidade, cada universidade decide independente se aceita ou não o certificado provisório.

    Bons estudos!

  195. Passe no Vestibular disse:

    Olá André,

    Essa decisão é individual de cada universidade. Entre em contato com a instituição em que deseja cursar para saber como eles irão proceder no caso de alunos aprovados que estejam com o certificado ainda em expedição.

    Bons estudos!

  196. Passe no Vestibular disse:

    Olá Andersson,

    Se você tem 18 ou mais, pode pedir o certificado do Ensino Médio através do Enem e se matricular na universidade. Se você ainda não tem 18 anos não pode obter o certificado até concluir o 3º ano do Ensino médio e poderá se inscrever na universidade somente em 2013.

    Bons estudos!

  197. Passe no Vestibular disse:

    Olá Andersson,

    Cada universidade vai decidir se aceita ou não o certificado provisório. Entre em contato com a Universidade que deseja cursas e informe-se.

    Bons estudos!

  198. Passe no Vestibular disse:

    Olá paulo,

    é bem provavel que consiga sim, informe-se melhor na secretaria de educação próoxima de onde você mora, ou através do 0800 61 61 61.

    Boa sorte!

  199. Passe no Vestibular disse:

    Olá Ana carolina,

    Esse problema só pode ser resolvido na secretaria da educação para solicitação do certificado.

    Mas caso seja necessário você pode se preparar para melhorar a sua redação e refazer o Enem em Abril para obter a pontuação necessária somente nessa prova.

    Bons estudos!

  200. Passe no Vestibular disse:

    Olá Wagner,

    No seu caso não há histórico escolar completo porque você não concluiu através do ensino regular. A pessoa que te atendeu na universidade provavelmente ainda não está familiarizada com esses novos procedimentos. Se você tiver estudado até qualquer ano escolar pode tirar o histórico na escola onde estudou, mesmo que seja parcial.

    É praxe solicitar o histórico mas no caso de quem fez Enem não é necessário. Se não conseguir negociar com a instituição procure a secretaria de Educação de onde você mora.

    Bons estudos!

  201. Passe no Vestibular disse:

    Olá Ana,

    Você só poderá fazer o Enem valendo o certificado depois de junho (ou seja em Outubro) aí, se você alcançar as notas necessárias, você faz a solicitação na secretaria da educação e o seu diploma pode sair no começo de janeiro de 2013.

    Não esqueça de indicar na inscrição do Enem a instituição certificadora.

    Bons estudos!

  202. Passe no Vestibular disse:

    Olá Alisson,

    Você pode se inscrever mas para se matricular você precisa do certificado de conclusão do ensino médio.

  203. Passe no Vestibular disse:

    Roberto!

    Parabéns pelo seu resultado no Enem!!
    Com essas notas com certeza você pode solicitar seu certificado na secretaria de educação.

  204. Passe no Vestibular disse:

    Ana,

    Verifique com a secretaria da educação mais próxima de onde você mora para saber mais sobre isso. Acreditamos que mesmo sem indicar na inscrição você consegue sim.

    Boa sorte!

  205. Passe no Vestibular disse:

    Olá mariana,

    Com esse resultado você não consegue o certificado através do enem. Caso você tenha mais de 18 anos pode fazer o Enem de novo em 2012 e tentar aumentar sua nota de linguagens e só então solicitar o diploma na secretaria da educação.
    Se você tiver menos de 18 anos deve terminar o 3º ano do ensino médio.

  206. Passe no Vestibular disse:

    Olá Wéverton,

    Isso aconteceu com muita gente, verifique diretamente com a secretaria da educação para ver se é possivel obter o diploma assim mesmo.

    Boa sorte!

  207. Passe no Vestibular disse:

    Olá José,

    Sim, você pode pedir um comprovante de proficiencia nasmatérias e fazer o Enem em 2012 para obter a nolta da redação.

  208. Passe no Vestibular disse:

    Olá Lucas

    Você pode pedir na secretaria da educação um comprovante de proficiencia nas matérias que alcançou a média e fazer o Enem em 2012 para obter a nota da redação.

  209. Passe no Vestibular disse:

    Olá Fernando,

    400 em cada uma das provas e 500 na redação.

    O diploma é sim válido para concursos.

  210. Passe no Vestibular disse:

    Olá karen, as notas do Enem não influenciam suas notas escolares.

  211. Passe no Vestibular disse:

    Olá jessica, você deve fazer o enem novamente para alcançar a nota em redação e solicitar na secretaria da educação um certificado de proficiencia nas matérias do Enem que você conseguiu as notas.

  212. Passe no Vestibular disse:

    Olá Antonio,

    Não é verdade. Sua nota de 2011 serve para entrar na faculdade em 2012.

  213. Passe no Vestibular disse:

    Olá Jucilene,

    Esse aproveitamento não pode ser feito. Mas você pode solicitar na secretaria da educação um certificado de proficiencia nas matérias que passou e fazer o Enem em 2012 para alcançar as notas que faltaram.

  214. Passe no Vestibular disse:

    Olá Junnynho,

    Essa dúvida somente a secretaria da educação ou o MEC podem responder 0800 61 61 61.

  215. Passe no Vestibular disse:

    Olá patrícia,

    Não, você precisa fazer novamente o Enem para tirar as notas nas matérias que não conseguiu.

  216. Passe no Vestibular disse:

    Olá Bruno, infelizmente não, mas procure a secretaria da educação e peça um certificado de proficiencia nas outras matérias e faça o Enem em Abril pra matar a redação!

  217. Passe no Vestibular disse:

    Olá joão,

    Informe-se na secretaria da educação mais próxima da sua casa. Acreditamos que sim você pode pedir o certificado.

  218. Passe no Vestibular disse:

    Olá solange, sim com essas notas você consegue o certificado.

  219. Passe no Vestibular disse:

    Olá Flávia,

    você deve ir até a instituiçãoo que indicou na inscrição do Enem e pedir o seu certificado.

  220. Passe no Vestibular disse:

    Olá eduardo,

    Você deve ir até a secretaria da educação e solicitar um certificado de proficiencia nas matérias que tirou mais de 400 pontos. Aí você faz o Enem em 2012 e só rpecisa eliminar as matérias que não tinha conseguido antes.

  221. Passe no Vestibular disse:

    Olá Dalton,

    Você precisa ir em uma secretaria da educação com suas notas, é possivel fazer a junção das notas.

  222. willames nunes martins da silva disse:

    oi tudo bem tenho uma pergunta pra vc:
    eu fiz o enem em 2010 para obter a certificado do ensino médio minha notas foram essas:
    Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 469.0 Presente
    Matemática e suas Tecnologias 356.9 Presente
    Ciências Humanas e suas Tecnologias 576.8 Presente
    Ciências da Natureza e suas Tecnologias 380.2 Presente
    Redação 0.0 Em branco

    gostaria de saber se tem como eu conseguir recuperar so essa nota de redação.??? será que minha nota ta valendo ainda por favor aguardo resposta.!

  223. tiago disse:

    queria saber se posso usar a nota do meu enem para concluir o ensino médio e ao mesmo tempo ingressar em alguma faculdade, tem como?

  224. Evellyn disse:

    o melhor siter que eu já vir.
    Vou fazer o enem de abril será que posso usar essa nota em 2013 pois eté lá ja estarei com certificado em mãos
    a nota do enem vale por quantos anos

  225. rodrigues disse:

    Pergunta, tirei acima de 400 pontos em qutro matérias mas não consegui 500 pontos em redação se posso eliminar no supletivo.obj

  226. Passe no Vestibular disse:

    Olá Rodrigues,

    Solicite na secretaria da educação o certificado de proficiencia nas matérias que alcançou a média e faça novamente o Enem em abril de 2012 para obter a nota que faltou em redação.

    Bons estudos!

  227. Passe no Vestibular disse:

    Olá Evellyn,

    Obrigada pelo elogio, confira os nossos preparatórios online.
    Sim, a nota de 2012 é válida para os vestibulares de 2013. Mas não sabemos ainda como o MEC vai definir a validade das notas do Enem.

    Bons estudos!

  228. Passe no Vestibular disse:

    Olá Tiago,

    Sim você pode, a única coisa que você deve prestar atenção é que para se matricular precisa do diploma em mãos e depois de fazer o Enem leva um tempo até você solicitar o diploma e ele ser emitido.

    Bons estudos

  229. Passe no Vestibular disse:

    Olá Williames,

    Você pode solicitar o certificado de proficiência em linguagens e ciências humanas, mas precisa fazer novamente o Enem para obter mais de 400 pontos em Matemática e ciências da Natureza e mais de 500 pontos na redação. Aproveite e veja nosso preparatório completo para o Enem que pode te ajudar a alcançar essas notas.

    http://www.passenovestibular.com.br/preparatorio/enem-completo/

    bons estudos!

  230. thiago disse:

    olá,

    estou desesperado!

    conseguí meu certificado pelo enem esse ano, estou até com uma declaração!

    liguei pro 0800 do mec e me informaram que não posso mais usar o certificado do enem para prestar o prouni

    prossegue?!
    abraço!

  231. Passe no Vestibular disse:

    Olá thiago,

    Você fez o Enem 2011 ou 2010?

    O certificado do Ensino Médio não tem data de validade mas o que pode acontecer é eles exigirem que você tenha feito o Enem 2011 para concorrer ao ProUni 2012.

    Se for esse o caso, faça o Enem em abril de 2012 e concorre às vagas do ProUni em julho.

    Bons estudos!

  232. fui me martricular em uma universidade particular e eles me disseram que nao aceitam meu certificado obitido pelo enen isso e legal pois passei maior vergonha obtive a pontuacao exigida em todas as diciplinas mas eles nao me aceitaram na faculdade

  233. a responsavel so disse que nao aceitava e pronto nao olhou nen na minha cara

  234. Passe no Vestibular disse:

    Antônio,

    Você pode entrar na justiça se quiser. Segundo o MEC o certificado emitido através do Enem é válido sim, pois é publicado em diário oficial. Entre em contato com o MEC pelo 0800 61 61 61 e denuncie essa universidade!

    Boa sorte!

  235. Magda disse:

    Menor de 17 anos cursando o terceiro ano em 2012, que conseguiu uma vaga na UFC pelo SISU 2011, pode pedir certificação do ensino médio no ENEM 2012 para não perder a vaga novamente? Que outra alternativa jurídica teria para conseguir estar apto à matrícula na universidade?

  236. Kamila Cristina disse:

    Olá. Tenho 17 anos e estudo em um dos Institutos Federais. Com a greve do ano passado (2011) ainda estamos no ano letivo do 3º ano que se estende até março. No caso dos institutos o Ensino médio é de 4 anos e com os rumores de outra greve eu gostaria de pegar o certificado de conclusão de ensino médio logo. A questão é que a 1º prova do ENEM é no dia 3 de novembro e eu completo os 18 anos no dia 11. Se meus pais me emanciparem eu posso obter o certificado?

  237. Cristiane Cássia disse:

    olá não sei se marquei a opção “concluir o ensino medio” na hora da iscrição do enem.Como saber se marquei a opção “concluir o ensino medio” na minha inscrição? eu tirei acima de 400 em todas as materias e 800 na redação..então eu ja tenho certeza que eu posso por esse método, só basta saber se eu marquei,e se eu tiver colocado que nao há alguma coisa que eu possa fazer?

  238. Eliabe Bolint dos Santos disse:

    Se eu tenho menos de 18 anos posso usar as notas do Enem pra receber o meu certificado do terceiro ano do Ensino Médio?

  239. Alcenir disse:

    Fiz o Enem 2011 para a certificação do ensino médio e atingi as notas necessárias. Fiz a inscrição ao Prouni e fui pré-selecionado em 1º da turma. A universidade agora pode negar-se a me aceitar por não haver cursado o 3º ano?

  240. Passe no Vestibular disse:

    Olá Alcenir,

    Não. Se você tem em mãos o diploma do ensino médio obtido através do Enem, você pode ingressar na universidade sem nenhum problema. Caso a Universidade em questão queira dificultar o processo, entre em contato com a secretaria da Educação, com o MEC e se necessário com um advogado.

    Bons estudos!

  241. Passe no Vestibular disse:

    Olá Eliabe,

    Não. O certificado de ensino médio com as notas do Enem só está disponivel para pessoas com mais de 18 anos (na data da prova do Enem).

    Bons estudos!

  242. Passe no Vestibular disse:

    Olá Cristiane,

    Entre em contato com a secretaria da educação mais próxima de onde você mora ou com o Instituto Federal de Educação mais próximo, muitas pessoas esqueceram de marcar a solicitação. E como são eles que emitem o certificado, podem aceitar seu boletim do Enem.

    Bons estudos!

  243. Passe no Vestibular disse:

    Olá Kamila,

    Não há nenhum ponto do Edital do Enem que fale sobre a situação de jovens emancipados. Para tirar a sua dúvida entre em contato com o MEC através do 0800 61 61 61 ou da página do Enem no site do Inep (organizador do Enem) http://portal.inep.gov.br/web/guest/institucional-faleconosco

    Bons estudos!

  244. Passe no Vestibular disse:

    Olá Magda,

    Não há uma opção válida. A certificação através do Enem é exclusiva para maiores de 18 anos (na data da realização do Enem).

    Para conseguir a vaga você pode tentar entrar na justiça com o argumento de que já atingiu o conehcimento necessário do Ensino Médio e por isso foi capaz de ser aprovado no SiSU.

    O problema é que as matrículas já estão sendo feitas e se você não entrar na justiça logo pode perder a vaga novamente.

    Bons estudos!

  245. fernando bertinazzo disse:

    se eu fizer supletivo…( CESEC ) POSSO PRESTAR VESTIBULAR?

  246. Passe no Vestibular disse:

    Olá Fernando,

    Fazendo o supletivo e conseguindo o certificado do Ensino médio, você pode sim prestar vestibular.

    Bons estudos!

  247. Luís Fernando disse:

    Boa tarde,
    fiz a seguinte pontuação:
    Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 400.7 Presente
    Matemática e suas Tecnologias 420.2 Presente
    Ciências Humanas e suas Tecnologias 323.5 Presente
    Ciências da Natureza e suas Tecnologias 416.4 Presente
    Redação 0.0 anulada

    sei que não posso receber o certificado,mas tem como em uma escola normal(eja) eu posso eliminar as matérias em que consegui a pontuação?

  248. Passe no Vestibular disse:

    Olá Luis Fernando,

    Você pode solicitar na instituição certificadora que indicou na inscrição do Enem o certificado de proficiência das matérias que alcançou a nota e tentar em um supletivo (eja) se preparar para outras avaliações como Encejja e o Enem de outubro/novembro de 2012.

    Bons estudos!

  249. Anderson disse:

    Boa noite,

    Gostaria de saber se eu consigo solicitar a emissão do certificado de conclusão do ensino médio utilizando o Enem, caso eu não tenha indicado o interesse no ato da inscrição.

    Desde já agradeço

  250. Gabriel disse:

    Quem obteve o certificado de ensino médio pelo enem pode se inscrever no prouni para conseguir uma bolsa?

  251. Passe no Vestibular disse:

    Olá Gabriel,

    Sim, mas você deve observar a data do Enem válida para a edição do ProUni. As vezes eles limitam qual Enem é valido.

    Bons estudos!

  252. Passe no Vestibular disse:

    Olá Anderson,

    Isso aconteceu com muitos estudantes e essa decisão depende da secretaria da educação. Junte seus documentos pessoais com o boletim de desempenho individual do Enem e converse para ver se essa solicitação é possível. Acreditamos que sim.

    Bons estudos!

  253. Gsutavo Romualdo da silva disse:

    Olá , gostaria de saber o seguinte.Consegui obter mais de 400 nas matérias do ENEM , e infelizmente fui com 480,00 em redação , sei que o minimo de pontos para se obter o certifica é 500 em redação ,mais por um acaso não poderia tirar meu certificado :/ preciso muito.

    Grato desde já!

  254. Elaine disse:

    Olá, parabéns pelo site. Preciso de ajuda para esclarecer uma dúvida… Conclui o ensino médio pelo ENEM 2011, me inscrevi no prouni e fui aprovada, no entanto fui informada por várias pessoas ( ainda não consultei a instituição de ensino) de que eu não poderei cursar pois para participar do Prouni teria que ter cursado integralmente de forma regular o ensino público e que o certificado do Enem não se enquadra nos requisitos do Prouni, o que você pode me dizer sobre isso ? Tenho muita urgência, grata desde já.

  255. Daniele disse:

    Boa Tarde! Gostaria de saber se o certificado do enem como ensino médio é o modelo 19???Pois fiz enceja mais fiquei em uma matéria mais na prova do enem tirei notas boas, fiz um total de 619 pontos, fui pré selecionada em uma faculdade pelo Prouni, entrei com o formulario para dar entada na certficação essa semana, a faculdade pode me reprovar na entrevista mesmo com toda a minha documentação exigida pela instituição??? Batalhei tanto e estou preocupada com essa entrevista.

  256. Passe no Vestibular disse:

    Olá Daniele,

    Não estamos familiarizados com o modelo 19 que você citou. O importante para fazer a matrícula é que o seu certificado de ensino médio tenha sido emitido por uma instituição certificadora (secretaria da educação ou instituto federal) e que seu nome tenha sido publicado em diário oficial, confirmando a conclusão do ensino médio.

    A partir disso seu diploma é valido para qualquer vestibular e concurso público. Caso a universidade queira dificultar sua entrada por questões de documentos entre em contato com a secretaria da educação pois o certificado é valido.

    Bons estudos!

  257. Passe no Vestibular disse:

    Olá Elaine,

    De fato existe uma limitação desse tipo no ProUni, o candidato deve ter cursado o ensino médio em instituição pública, ou em instituição privada com bolsa.

    Mas, o certificado do Enem se enquadra sim nos requisitos do ProUni, apesar de que não está bem explicado no site a questão de ter cursado integral ou parcialmente. Entre em contato com a instituição para a qual você foi selecionada e verifique se além do certificado de conclusão do Ensino Médio eles necessitam de algum histórico mesmo que parcial do e caso restem dúvidas entre em contato com a secretaria da Educação mais próxima de onde você mora.

    Bons estudos!

  258. Passe no Vestibular disse:

    Olá Gustavo,

    Infelizmente sua nota de redação não foi suficiente. Agora você pode solicitar na secretaria da educação uma declaração de proficiencia nas matérias que passou e fazer novamente o Enem no final de 2012 para obter a nota da redação, ou fazer a prova do Encejja que também oferece a possibilidade do certificado de ensino médio. veja mais informações no site do Encejja: http://encceja.inep.gov.br/passo-a-passo-para-a-inscricao

    Bons estudos!

  259. Luís disse:

    Boa tarde,
    fiz a seguinte pontuação:
    Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 400.7 Presente
    Matemática e suas Tecnologias 420.2 Presente
    Ciências Humanas e suas Tecnologias 323.5 Presente
    Ciências da Natureza e suas Tecnologias 416.4 Presente
    Redação 0.0 anulada

    Eu não posso receber o certificado,mas tem como em uma escola normal(eja) eu posso eliminar as matérias em que consegui a pontuação, e fazer só as outras matérias,no caso Ciências Humanas e suas Tecnologias e português (pois não existe a matéria redação)e pegar o certificado do ensino médio?

  260. Danila disse:

    Ola
    Tenho 24 anos,Eu gostaria de saber se posso fazer o Enem para obter o certificado de ensino médio, sendo que só conclui a 6ª série do ensino fundamental?

  261. Passe no Vestibular disse:

    Olá Danila,

    Sim, você pode. Basta conseguir a média de pelo meno 400 pontos em cada uma das 4 provas do Enem e 500 ou mais na redação. Increva-se no Enem, indique na inscrição que quer obter o certificado e prepare-se para a prova que acontece em outubro de 2012.

    Veja aqui nosso preparatório completo para o Enem: http://www.passenovestibular.com.br/preparatorio/enem-completo/

    bons estudos!

  262. Passe no Vestibular disse:

    Olá Luís,

    Você pode sim meliminar matérias, mas não na escola de eja. Você deve ir na secretaria da educação ou na instituição certificadora que indicou na inscrição do Enem e solicitar uma declaração de proficiencia nas materias que você obteve a média necessária. Ai sim, na escola normal (eja) você faz as provas que ficaram faltando para obter o certificado ou então faz o Enem em outubro para alcançar as notas que faltam.

    Veja aqui nosso preparatório completo: http://www.passenovestibular.com.br/preparatorio/enem-completo/

    Bons estudos!

  263. Marcos disse:

    Estou no segundo ano do ensino medio, e vou completar 18 anos em maio. se eu obter as notas devidas, posso receber o certificado de conclusão do ensino medio ?

  264. Passe no Vestibular disse:

    Olá marcos,

    Sim, você pode. Como vai ter completado 18 anos antes da realização do Enem 2012 você pode, no ato da inscrição do Enem, indicar que vai usar a prova para obter o certificado e qual a instituição certificadora mais próxima da sua casa. Depois de obter as notas individuais do Enem você vai solicitar a emissão do certificado.

    Apenas tome os seguintes cuidados:
    1. não deixe de fazer bem feito o 2º ano do Ensino Médio, ele te prepara também para o Enem.
    2. O resultado individual do Enem sai depois de 3 meses da prova e somente depois disso é que você estará apto a solicitar o diploma do Ensino Médio, então fique muito atento pois este ano muitos alunos perderam o prazo das matriculas porque o certificado não estava pronto.
    3. com o mesmo resultado do Enem 2012 você vai poder tanto concluir o Ensino Médio quanto concorrer às vagas do SiSU.

    Confira nosso preparatório completo para o enem e aumente suas chances de um bom resultado: http://www.passenovestibular.com.br/preparatorio/enem-completo/

    Bons estudos!

  265. Ronaldo disse:

    POSSO TROCAR O CERTIFICADO ESCOLAR PELO CERTIFICADO DO ENEM 2011? POIS TENHO PREFERÊNCIA PELO CERTIFICADO DE CONCLUSAO DO ENSINO DO ENEM. SE TEM COMO TROCAR AO ONDE POSSO ADQUIRIR MEU CERTIFICADO DO ENEM 2011?(FUI APROVADO NO ENEM 2011).

  266. Passe no Vestibular disse:

    Olá Ronaldo,

    Não ficou clara sua dúvida. Porque trocar o certificado se ambos tem o mesmo valor oficial? O certificado do Ensino Médio é um documento que vale para prestar vestibulares e concursos públicos. Independente da origem do certificado (escola regular, EJA ou Enem) se for expedido por um órgão oficial é igualmente válido.

    Agora, se sua dúvida é sobre a antecipação do certificado (não terminar o ensino médio e obter o certificado pelo Enem) se você tinha 18 anos antes da realização do Enem 2011, pode solicitar já seu certificado na secretaria da educação mais próxima.

    Bons estudos!

  267. luciana disse:

    Olá, passei no enem e conclui o ensino medio, me matriculei no sisu e passe em quimica na universidade tecnoogica federal do paraná, fui essa semana na instituição credenciada para pegar uma declaração de que conclui o ensino medio pelo enem.
    Chegando até a universidade o moço que me atendeu disse que eu teria o prazo de 20 dias para pegar o certificado do ensino medio
    na instituição credenciada, senão perderia a vaga.
    Mas eu não tenho culpa desse documento não estar em mãos pq a instituição deve emitir.
    Acho muito injusto eu perder a vaga.
    Me ajudem por favor o mais rapido possivel.

  268. Passe no Vestibular disse:

    Olá Luciana,

    É injusto mas infelizmente o sistema das universidadesnão pode depender do prazo das instituições certificadoras. Isso já aconteceu com muitos estudantes e segundo os editais das universidades e as regras do SiSu a obrigação de obter todos os documentos dentro do prazo é do estudante.

    Sugiro que você procure um advogado para tentar manter a vaga enquanto o certificado não é emitido.

    Boa sorte e bons estudos!

  269. Clarissa disse:

    Olá, eu estou cursando o 1° ano em escola privada, vou fazer 18 anos em dezembro e a prova do enem é em novembro. Eu posso concluir o ensino médio estudando em escola privada? E como faço pra fazer a prova? vou poder realizar? Abraços.

  270. Passe no Vestibular disse:

    Olá Clarissa,

    Você não pode concluir o ensino médio em 2012 com a prova do Enem. Para isso você precisa já ter 18 anos cumpridos antes do dia da prova. Se quiser, prepare-se bem e faça a prova em 2013, aí sim, mesmo no 2º ano do ensino médio na escola privada você poderá antecipar a obtenção do certificado de Ensino Médio.

    Se quiser fazer a prova do Enem em 2012 como teste, para verificar quais matérias precisa estudar mais, você pode, só não será valido para o certificado e para o vestibular pois você ainda não tem a idade mínima.

    Bons estudos!

  271. Rafael disse:

    Olá, consegui a certificação do ensino médio através do ENEM e percebi que ele é aceito nas universidades que aderiram ao SISU, mas e em outras como USP e Unicamp, é possível matricular nessas instituições com o certificado de conclusão do ensino médio do ENEM, sendo que eles pedem histórico escolar, e não tem histórico escolar já que não foi feito o curso de forma presencial, Obrigado!

  272. Passe no Vestibular disse:

    Olá Rafael,

    Sua dúvida coincide com a de muitos estudantes. Legalmente seu certificado de conclusão do Ensino Médio é valido e ponto final. A questão do histórico escolar deve ser conversada com cada instituição antes de você fazer o vestibular pois as universidades ainda estão se adaptando às novas regras que só começaram a valer há menos de 3 anos.

    Se você pensa em fazer USP ou Unicamp ou qualquer outra de fora do SiSU, entre em contato com eles e pergunte se é necessária alguma declaração da secretaria da Educação ou do MEC esclarecendo a ausencia do histórico completo. Verifique também se é possível entregar um histórico parcial (de ensino fundamental I ou II) caso você tenha frequentado a escola até uma certa série.

    O importante é não deixar as coisas para a ultima hora pois documentos oficiais costumam ter um certo prazo para serem emitidos e em hipótese alguma você vai obter uma extensão do prazo de matrícula caso não tenha a documentação exigida.

    Boa sorte e bons estudos!

  273. Ana Paula Guimarães disse:

    alcancei de 400 a 500 pontos nas matérias do ENEM e tirei 600 pontos na redação e em uma tirei das matérias 394 pontos a redação cobre os 6 pontos q faltaram ou eu continuo a fazer o ensino médio só com as matérias que não atingi 400, no caso eu fiz para ter a conclusão do ensino médio. por favor me responda. anapaula-g2008@hotmail.com

  274. Passe no Vestibular disse:

    Olá Ana Paula,

    Se você já tinha 18 anos na data do Enem 2011, você pode solicitar uma declaração de proficiência na redação e matérias que obteve média acima de 400 pontos.

    Para a matéria que você tirou 394, você não precisa cursar o ensino médio regular, pode se inscrever em alguma escola que ofereça o EJA e estudar somente o conteúdo que não atingiu a nota necessária.

    Aí, ou você faz o Encejja para tirar a nota que falta ou faz o Enem 2012 com a obrigação de obter nota somente na matéria que faltou. Claro que no caso o melhor é buscar a maior nota possível e ainda conseguir o seu certificado.

    Bons estudos.

  275. anderson disse:

    olha eu fis o Enem 2010 e também o 2011 mais me sai melhor em 2010 seria possível eu fase a requisição do meu certificado com a nota de 2010 ?

  276. Passe no Vestibular disse:

    Olá Anderson,

    Em geral os estudantes solicitam o certificado logo depois de sair o resultado da prova mas não há regra ou prazo para solicitação do certificado então se você obteve as notas mínimas para isso, é só ir à secretaria da educação e solicitar.

    Bons estudos!

  277. Michel Duglas disse:

    Olá,

    Gostaria de saber se o CERTIFICADO virá com o nome do instituto. E se ele é de origem pública? fico sem entender, só cursei o fundamental em ensino publico o certificado pelo enem será num orgão público, mas posso concorrer com cotas para escola pública?
    Quando eu for fazer a matríicula pois a uma prazo para entrega do certificado a universidade aceitara a declaração. As universidades pedem o histórico e o certificado. O certificado do eneem vem com tudo isso?

    Atensiosamente aguardo uma resposta.

  278. Passe no Vestibular disse:

    Olá Michel,

    O instituto é público (secretaria da educação ou instituto federal de educação). E o seu nome será publicado em diário oficial, atestando a validade do seu certificado.

    O histórico tradicional não é emitido, pois não existe uma “história” de matérias cursadas. As universidades devem se adaptar para não solicitar o histórico de ensino médio dos alunos que aprovaram através do Enem. Converse diretamente com a instituição onde deseja entrar para ver se de repente o histórico de ensino fundamental pode ser apresentado, juntamente com o boletim de desempenho do Enem.

    A política de cotas é uma iniciativa individual de cada universidade, então verifique com a instituição que você vai fazer vestibular ou SiSU, se o seu caso entra na política de cotas deles. A universidade é independente para determinar essas regras.

    Caso tenha mais dúvidas quanto ao certificado, pode entrar em contato diretamente com o MEC pelo 0800 61 61 61 ou na página de contato http://portal.inep.gov.br/web/guest/institucional-faleconosco ou ainda vá diretamente na secretaria da educação mais próxima de sua residência.

    Bons estudos!

  279. Edmara Caroline disse:

    OLÁ! eu gostaria de tirar uma dúvida. Estudo em escola pública e faço o ensino médio integrado em informática que tem duração de 4 anos (sendo que a grade curricular das matérias normais e as de informáticas são divididas dentre os 4 anos, o que se estuda no primeiro ano não se estuda mais nos outros!exemplo: estudei biologia o 1º e 2º ano e não estudo mais no 3º nem no 4º.) estou no 3º ano do ensino médio integrado em informática e tenho 17 anos, então eu queria abandonar o curso e tirar o meu diploma apenas de ensino médio ( que é exigido nas faculdades e concursos militares), porém só vou completar 18 anos ano que vem! será que fazendo o ENEM eu consigo o meu diploma sem problemas?

  280. Passe no Vestibular disse:

    Olá Edmara,

    Infelizmente para você não será possível tirar o certificado através do Enem 2012, você precisa ter 18 anos completos até do dia da prova e este ano o Enem acontece em outubro de 2012.

    Algumas escolas que possuem o ensino medio integrado emitem o certificado de ensino médio no 3º ano mesmo sem a finalização da parte técnica. Verifique se a sua escola pode fazer isso por você.

    Bons estudos!

  281. Amanda disse:

    olá,tenho uma duvida, meu namorado optou por ter parado 2 anos com a escola esse ano ao invés de fazr supletivo, fazer cursinho e esperar para conseguir o certificado do ensino medio pelo enem, nós procuramos uma instituição da secretaria de ensino e lá nos informaram que a nota do enem poderia ser utilizada para a obtenção do certificado de conclusão do ensino medio, sisu e prouni, todos pela mesma prova!
    gostaria de confirmar esses dados, voces tem alguma informação sobre o assunto?

    desde já agradeço

    Amanda

  282. Passe no Vestibular disse:

    Olá Amanda,

    Sim, hoje é possível, mesmo sem cursar um supletivo obter o certificado de conclusão do Ensino Médio e ainda participar de vestibulares tradicionais ou entrar em universidades através do SiSU (instituições públicas) ou ProUni (instituições privadas), tudo com o Enem.

    Nós aconselhamos que seu namorado faça um curso preparatório para o Enem, porque tendo ficado 2 anos parado ele pode estar um pouco enferrujado. O Enem é uma prova muito longa, uma prova de resistência onde caem todos os conceitos aprendidos no ensino fundamental e médio.

    Nós temos um preparatório bem completo e 100% online:
    http://www.passenovestibular.com.br/preparatorio/enem-completo/

    Outra vantagem dele fazer um preparatório é que aumentam as chances dele conseguir uma boa nota.
    Para o certificado do Ensino Médio ele precisa de pelo 400 pontos em cada uma das 4 provas do Enem e no mínimo 500 pontos na redação. Para conseguir entrar pelo ProUni ou pelo SiSU quanto mais alta a nota maiores são as chances dele entrar no curso Universitário que deseja pois ele vai concorrer com muitos candidatos (mesmo através das cotas).

    Apenas tomem cuidado com o tempo de sair o certificado. Depois de fazer o Enem o certificado não vem automaticamente, vocês precisam pegar o boletim individual do Enem e ir com os documentos até a secretaria de ensino para solicitar o certificado. Muitos estudantes perderam a data de matrícula na universidade porque o Certificado não tinha ficado pronto.

    Bons estudos!

  283. Carla disse:

    Boa noite,
    Estudo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe, (ensino médio e técnico integrado) 4 anos para concluir. Quando entrei no IFS um prof. meu disse que quem entra no IFS tem direito as cotas devido a alguma “parceria” da UFS e IFS. Gostaria de saber se isso é verdade. Tenho direito as cotas pela UFS por ter estudado no IFS e concluido o ensino médio por lá?
    Aguardo resposta e desde já agradeço.

  284. Passe no Vestibular disse:

    Olá Carla,

    Não temos nenhuma informação sobre essa parceria. Entre no site oficial da UFS e leia o Edital do Vestibular para saber se algum item cita essa modalidade de cotas ou vá diretamente à secretaria de atendimento aos alunos e pergunte sobre cotas específicas para alunos do IFS.

    Bons estudos!

  285. Fabricia disse:

    Oii boa tarde tenho seguinte duvida: Não conclui o ensino medio e tenho mais de 18 anos. queria saber se posso consegui o certificado de conclusão do ensino medio sem ter marcado a opção no momento da inscriçãp, minhas notas foram todas superior a 500 pontos, e estou muito precisandso desse certificado, teria como recebe-lo mesmo sem ter marcado a opção ??

  286. Passe no Vestibular disse:

    Olá, Fabricia,

    algumas secretarias da educação aceitaram emitir o certificado de quem não tinha marcado a opção, mas você só pode solicitar se tiver completado 18 anos ANTES do dia da prova do Enem.

    Verifique na secretaria da educação mais próxima ou em um Instituto Federal de Educação.

    Bons estudos!

  287. isaac emannuel disse:

    OI, MINHA DUVIDA É A SEGUINTE: EU ESTOU NO 3° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, MAS TENHO APENAS 17 ANOS E VOU COMPLETAR 18 SOMENTE EM DEZEMBRO DE 2012. POSSO INGRESSAR EM UMA FACULDADE PELO ENEM MESMO ASSIM OU/E PEGAR MEU CERTIFICADO DE CONCLUSÃO DO ENSINO MEDIO??

  288. Passe no Vestibular disse:

    Olá Isaac,

    O ingresso na universidade e o certificado do ensino médio são duas coisas diferentes. Como você não terá 18 anos em novembro data do Enem, a sua nota servirá normalmente para concorrer á vagas na universidade mas não para obter o certificado antecipado. Você terá que terminar o 3º ano normalmente e consegui o certificado de Ensino médio através da escola onde estuda.

    Bons estudos!

  289. danieli hammerich crispim disse:

    estou com uma enorme duvida, tenho 17 anos, sou casada no civil no entanto passo a ser emancipada, parei de estudar no 1ano do ensino medio, gostaria de fazer o enem. posso concluir o ensino medio por esse meio?

  290. Passe no Vestibular disse:

    Olá Danieli,

    Sua pergunta é muito específica e não está descrita nas regras do Enem 2012. Aconselhamos entrar em contato diretamente com o MEC ou Inep para tirar essa dúvida, se a maioridade tem que ser apenas por idade ou também política (por emancipação). Ligue para o 0800 61 61 61 ou envie um e-mail com sua dúvida na página do Inep http://portal.inep.gov.br/web/guest/institucional-faleconosco

    Bons estudos!

  291. Carla Torres disse:

    Olá, estou no 2° ano, e já tenho 18 anos, se eu fizer o enem (por experiência ) e passar, eu perco a chance de passar se eu fizer novamente no 3° ano ? Obrigado

  292. Gabriel Lopes disse:

    Olá,
    tenho 17 anos e curso o 2° ano do ensino médio,em novembro de 2012 terei 18 anos e quero saber como posso obter o certificado de ensino médio concluído ou se eu posso?
    me mande a resposta pelo e-mail por favor.

  293. Passe no Vestibular disse:

    Olá Gabriel,

    As provas do enem estão previstas para dias 3 e 4 de novembro de você faz aniversário até o dia 3 de novembro você pode solicitar o certificado através do Enem, se faz aniversário depois não. Você precisa indicar na sua inscrição se vai solicitar esse benefício (se ainda não fez pode mudar as informações até antes do fim das inscrições) e qual a instituição que vai emitir o certificado.

    É importante saber que:
    1. Não é o Inep ou o Enem que emitem o certificado. Com as notas individuais em mãos você precisa ir a uma secretaria da educação oi Instituto Federal de Educação para pedir o certificado.
    2. Nem sempre o certificado sai a tempo das matrículas nas universidades, fique bem atento aos prazos.

    Bons estudos!

  294. Passe no Vestibular disse:

    Olá Carla,

    O Enem não é um teste de vestibular, você não passa ou reprova no Enem. O Enem é um teste de conhecimentos do Ensino Médio e a nota desse teste pode ser usada para entrar em universidades, programas do governo e também para obter o certificado de ensino médio.

    Você pode fazer o Enem quantas vezes quiser, uma nota de prova não influencia na outra. Como você já tem 18 anos, na hora da inscrição indique que vai usar o Enem para obter seu certificado do Ensino Médio e qual a instituição certificadora mais próxima de sua residência (secretaria da educação ou instituto federal de educação, tem uma lista no site do Enem).

    Estude bastante e prepare-se para a prova. Quando saírem os resultados individuais do Enem (previstos para 28 de dezembro), se você tirar notas acima de 400 em cada uma das 4 provas e acima de 500 na redação, pode ir até a instituição certificadora que indicou na sua inscrição e solicitar o certificado do Ensino Médio.

    Com essas mesmas notas do Enem mais o diploma você pode também concorrer a vagas em universidades para o ano de 2013.

    Bons estudos!

  295. Michael disse:

    OI, MINHA DUVIDA É , TENHO 18 ANOS E ESTOU CURSANDO O 3º ENSINO MEDIO, PRA CONSEGUIR O CERTIFICADO PELO ENEM PARA TERMINAR O ENSINO MEDIO EU PRECISO TIRAR QUANTO NA PROVA , A PROVA TODA É 1000 PONTOS? QUANTOS PONTOS EU PRECISO PARA RECEBER O CERTIFICADO PELO ENEM. QUERO SABER PORQUE NÃO TENHO CERTEZA DE TERMINAR ESSE ANO NA ESCOLA , MAS VOU TENTAR. RSRS

  296. Passe no Vestibular disse:

    Olá Michael,

    Cada prova do Enem vale 1000 pontos, são 4 provas mais a redação. Para poder solicitar o certificado do Ensino médio através do Enem você precisa tirar pelo menos 450 pontos em cada uma das 4 áreas do conhecimento e pelo menos 500 pontos na redação.

    Importante: Não é o Enem que dá o certificado! Com as notas individuais do Enem (que saem dia 28 de dezembro) você terá que pedir a emissão do certificado em uma instituição certificadora (ex: secretaria da educação ou instituto federal de educação) que você escolheu no ato da inscrição do Enem (se você não escolheu entre no site de inscrição do Enem e corrija suas informações).

    Bons estudos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>